Iniciativa promove debates sobre violência, bullying, perigos na internet e uso de celular nas escolas.
A Administração Municipal, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), segue promovendo palestras do projeto COMDIM vai à Escola 2025, que leva conteúdos educativos sobre cidadania e direitos humanos aos estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino por meio de palestras.
Iniciado em 2017, o projeto tem como objetivo promover a conscientização e o debate sobre temas fundamentais para a formação dos jovens, além de propor reflexões sobre os direitos das mulheres.
Entre os temas abordados nas palestras de 2025 estão: violência doméstica e familiar, violência sexual, bullying e cyberbullying, perigos na internet, além da Lei nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares nas escolas. As ações são voltadas aos alunos do 6º ano do ensino fundamental, com adaptações em determinadas escolas conforme demanda e realidade de cada instituição.
Na quinta-feira, dia 12, foi realizada a palestra no Colégio Santa Rosa, ministrada pela advogada e integrante do COMDIM, Heloísa Mersoni, e pela enfermeira e integrante do COMDIM, Viviane Ardanaz.
Segundo Heloísa Mersoni, “O projeto tem o objetivo de informar as crianças para que elas saibam identificar o que é violência doméstica, o que está acontecendo com elas, com uma amiga ou até mesmo dentro de casa. Acredito que a importância do projeto está justamente em conscientizar as crianças que estão na idade de compreender o que são certas atitudes e o que estão vivenciando, e tentar acabar com o ciclo de violência que, muitas vezes, perdura por gerações”.
Na ocasião, a diretora do Colégio Santa Rosa, Neusa Sganderla Farneda, também comentou sobre a implementação da lei que proíbe o uso de celulares nas escolas e como os alunos têm desenvolvido novas atividades a partir dela: “No início do ano, reunimos todos os alunos e explicamos que esta seria uma lei federal. A partir daquela data, o uso do celular em sala de aula estaria proibido. Agora, nosso intervalo é todo recreativo. Temos jogos de mesa, jogos de quadra, e permitimos que a biblioteca também permaneça aberta. Com isso, voltamos a ter maior procura por esses espaços alternativos na escola”.
A diretora também ressaltou a importância do projeto do COMDIM nas escolas: “Acho muito importante essa iniciativa, em que as integrantes buscam repassar essas informações. Isso é fundamental para que os alunos possam reproduzi-las em suas famílias e círculos de amizade”.
As palestras do programa já contemplaram diversas escolas do município e continuam sendo realizadas até julho, conforme a programação divulgada na matéria anterior.
Veja as competências e outras informações relativas ao COMDIM clicando aqui.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Helen C. B. Carniel
Salas, copa e vestiários contam com espaços renovados, novas intervenções em banheiros e na fachada estão sendo executadas.
Projeto visa melhorar o escoamento da água da chuva e preparar região para futuras ampliações urbanas.
Desde abril de 2025, a Administração Municipal designou profissional de Psicologia para gestão e atendimento humanizado.
Veículos, equipamentos e mobiliário estão entre os itens disponíveis.
Evento paralelo ao festival reuniu atletas de todas as idades em provas que incentivaram a saúde e o esporte.
Pavimentação asfáltica e readequação da rede de drenagem somam mais de R$ 1 milhão em investimentos com recursos próprios do Município.
Secretaria traz orientações para inscritos, e informa sobre interrupções parciais de trânsito.
Os veículos já entregues são picapes Fiat Strada com ótima capacidade de carga e serão direcionadas para várias secretarias.