Iniciativa promove debates sobre violência, bullying, perigos na internet e uso de celular nas escolas.
A Administração Municipal, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), segue promovendo palestras do projeto COMDIM vai à Escola 2025, que leva conteúdos educativos sobre cidadania e direitos humanos aos estudantes das redes municipal, estadual e privada de ensino por meio de palestras.
Iniciado em 2017, o projeto tem como objetivo promover a conscientização e o debate sobre temas fundamentais para a formação dos jovens, além de propor reflexões sobre os direitos das mulheres.
Entre os temas abordados nas palestras de 2025 estão: violência doméstica e familiar, violência sexual, bullying e cyberbullying, perigos na internet, além da Lei nº 15.100/2025, que proíbe o uso de celulares nas escolas. As ações são voltadas aos alunos do 6º ano do ensino fundamental, com adaptações em determinadas escolas conforme demanda e realidade de cada instituição.
Na quinta-feira, dia 12, foi realizada a palestra no Colégio Santa Rosa, ministrada pela advogada e integrante do COMDIM, Heloísa Mersoni, e pela enfermeira e integrante do COMDIM, Viviane Ardanaz.
Segundo Heloísa Mersoni, “O projeto tem o objetivo de informar as crianças para que elas saibam identificar o que é violência doméstica, o que está acontecendo com elas, com uma amiga ou até mesmo dentro de casa. Acredito que a importância do projeto está justamente em conscientizar as crianças que estão na idade de compreender o que são certas atitudes e o que estão vivenciando, e tentar acabar com o ciclo de violência que, muitas vezes, perdura por gerações”.
Na ocasião, a diretora do Colégio Santa Rosa, Neusa Sganderla Farneda, também comentou sobre a implementação da lei que proíbe o uso de celulares nas escolas e como os alunos têm desenvolvido novas atividades a partir dela: “No início do ano, reunimos todos os alunos e explicamos que esta seria uma lei federal. A partir daquela data, o uso do celular em sala de aula estaria proibido. Agora, nosso intervalo é todo recreativo. Temos jogos de mesa, jogos de quadra, e permitimos que a biblioteca também permaneça aberta. Com isso, voltamos a ter maior procura por esses espaços alternativos na escola”.
A diretora também ressaltou a importância do projeto do COMDIM nas escolas: “Acho muito importante essa iniciativa, em que as integrantes buscam repassar essas informações. Isso é fundamental para que os alunos possam reproduzi-las em suas famílias e círculos de amizade”.
As palestras do programa já contemplaram diversas escolas do município e continuam sendo realizadas até julho, conforme a programação divulgada na matéria anterior.
Veja as competências e outras informações relativas ao COMDIM clicando aqui.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Helen C. B. Carniel
População pode acessar os documentos até 3 de outubro e encaminhar manifestações pela Ouvidoria Municipal; audiência pública será realizada ao final do período.
Iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, abre inscrições nesta quarta-feira, 17 de setembro.
Com participação da Guarda Municipal e do CFC do município, as atividades ocorrem entre os dias 18 e 26 de setembro com foco na segurança viária.
Evento será realizado no CTG Trilha Serrana e contará com programação que inclui missa crioula, apresentações e mateada.
Evento reunirá profissionais da contabilidade, empresários, especialistas da área tributária e demais interessados.
Equipe Otávio Augusto venceu esta edição de 2025.
Projetos de escolas municipais e estaduais conquistam premiações em evento científico regional realizado na UCS.
Números do balanço foram apresentados em coletiva de imprensa realizada na tarde de sexta-feira (12), na sala de reuniões do Gabinete.