População poderá indicar prioridades em educação, saúde e pavimentação para inclusão nas leis orçamentárias municipais.
A Administração Municipal, por meio do Gabinete do Prefeito, informa que está aberto o processo de consulta popular para definir as ações que receberão recursos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O objetivo é estabelecer metas de gestão pública alinhadas às demandas que a população considera importantes.
As áreas em votação — educação, saúde e pavimentação — foram definidas a partir de pesquisa realizada em junho deste ano, durante a atualização do Plano Plurianual (PPA), que apontou esses setores como os de maior interesse para a comunidade.
O processo de votação será dividido em duas etapas, sendo que atualmente está aberta a fase inicial de apontamento e sugestão.
A população poderá participar desta 1ª etapa, preenchendo o formulário online entre os dias 11 e 17 de agosto, para indicar as melhorias que considera prioritárias dentro das áreas definidas.
As cinco sugestões mais citadas (ou de objeto semelhante) avançarão para a fase seguinte, quando será feita a escolha final das propostas que serão incluídas nas leis orçamentárias municipais. Para estas, serão destinados R$ 2,1 milhões em recursos públicos, distribuídos em R$ 700 mil para cada proposta vencedora.
A participação da comunidade barbosense é essencial em todas as etapas do processo, para que as decisões resultem em melhorias concretas e transformações reais, atendendo às necessidades de quem utiliza os serviços públicos.
Mais informações sobre a segunda etapa serão divulgadas próximo ao seu início, previsto para 25 de agosto, pelos canais oficiais identificados em todas as plataformas como Município de Carlos Barbosa.
Por Assessoria de Imprensa
Inscrições iniciam no dia 1º de junho para as categorias Livre, Juvenil e Autoral
A ação buscou conscientizar sobre os riscos, abordar a dependência química e comportamental, e informar sobre o tratamento gratuito disponível no SUS
Guarda Civil Municipal realizou atividades educativas durante o mês de conscientização no trânsito
O encontro promove a integração entre os profissionais da área fazendária e tributária dos municípios gaúchos estimulando o fortalecimento da gestão pública municipal
Competição será realizada no dia 19 de julho no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra
Intervenção no local contempla drenagem e pavimentação asfáltica
Uma partida de câmbio será promovida no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Antônio Martin Guerra
O treinamento é baseado em protocolos de sobrevivência, identificação precoce de ameaças e planos de contingência