População poderá indicar prioridades em educação, saúde e pavimentação para inclusão nas leis orçamentárias municipais.
A Administração Municipal, por meio do Gabinete do Prefeito, informa que está aberto o processo de consulta popular para definir as ações que receberão recursos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O objetivo é estabelecer metas de gestão pública alinhadas às demandas que a população considera importantes.
As áreas em votação — educação, saúde e pavimentação — foram definidas a partir de pesquisa realizada em junho deste ano, durante a atualização do Plano Plurianual (PPA), que apontou esses setores como os de maior interesse para a comunidade.
O processo de votação será dividido em duas etapas, sendo que atualmente está aberta a fase inicial de apontamento e sugestão.
A população poderá participar desta 1ª etapa, preenchendo o formulário online entre os dias 11 e 17 de agosto, para indicar as melhorias que considera prioritárias dentro das áreas definidas.
As cinco sugestões mais citadas (ou de objeto semelhante) avançarão para a fase seguinte, quando será feita a escolha final das propostas que serão incluídas nas leis orçamentárias municipais. Para estas, serão destinados R$ 2,1 milhões em recursos públicos, distribuídos em R$ 700 mil para cada proposta vencedora.
A participação da comunidade barbosense é essencial em todas as etapas do processo, para que as decisões resultem em melhorias concretas e transformações reais, atendendo às necessidades de quem utiliza os serviços públicos.
Mais informações sobre a segunda etapa serão divulgadas próximo ao seu início, previsto para 25 de agosto, pelos canais oficiais identificados em todas as plataformas como Município de Carlos Barbosa.
Por Assessoria de Imprensa
Pedidos podem ser feitos até 6 de fevereiro junto à Secretaria da Agricultura; entrega está prevista para a primeira quinzena do mês
Programa de desenvolvimento econômico agora conta com inscrições online, garantindo mais agilidade, transparência e praticidade aos interessados
Ao longo de 2026, serão realizadas três campanhas externas com expectativa de grande participação de voluntários
Período seguirá até 30 de janeiro e a entrega, programada para a segunda quinzena de fevereiro de 2026
Iniciativa da Secretaria da Fazenda fortaleceu a arrecadação municipal e ampliou a adesão espontânea dos contribuintes
Excelência do ensino e dos educadores resultou na aprovação em processos seletivos de instituições como IFRS, EFASERRA e SENAI. Secretaria também projeta o ano de 2026
João Carlos dos Santos, que até então atuava como subcomandante da corporação, assume o cargo
Inscrições foram realizadas em dezembro de 2025 para os pais que necessitam trabalhar no período de férias