Educação, obras e saúde estão entre as áreas mais citadas pela comunidade.
Na tarde da última segunda-feira, 23 de junho, a Administração Municipal realizou uma audiência pública para apresentar os resultados da pesquisa popular que embasa a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. A transmissão ocorreu pelo Facebook oficial do município e foi conduzida pelo Coordenador Geral de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Fabio Dolzan.
O PPA é o instrumento que define as metas, programas e prioridades da administração pública para os próximos quatro anos, contemplando áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura, transporte, meio ambiente, segurança, cultura, esporte, entre outras.
Como parte do processo participativo, um formulário eletrônico foi disponibilizado nas plataformas oficiais do município entre os dias 3 e 16 de junho. A pesquisa recebeu 263 contribuições diretas da população, que pôde sugerir melhorias para seus bairros e comunidades. A análise final apontou predominância de participantes do sexo feminino, com maior concentração na faixa etária de 31 a 40 anos, revelando um perfil representativo da população que contribuiu para a construção colaborativa do plano.
Entre os dados apurados, a área da Educação foi a mais citada pelos participantes, representando 43,7% das sugestões. No entanto, mais do que novos serviços, o que se destacou foi a demanda por melhorias na infraestrutura das escolas municipais. Em seguida, as demandas por obras — especialmente pavimentação de vias — também tiveram grande destaque.
As demais áreas com maior número de menções foram, na ordem: Saúde, Mobilidade Urbana, Segurança, Serviços Urbanos, Agricultura, Assistência Social, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo. Os dados detalhados, com a distribuição percentual das respostas, estão disponíveis em anexo. Como os participantes puderam indicar mais de uma sugestão, as porcentagens foram calculadas com base no total de respostas, o que faz com que a soma ultrapasse 100%.
As propostas foram analisadas, encaminhadas às Secretarias responsáveis e devem ser incorporadas ao planejamento conforme a viabilidade técnica e orçamentária.
Essas prioridades apontadas pela comunidade serão consideradas pela Administração Municipal na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A votação e definição das metas estão previstas para os próximos meses, novas informações serão divulgadas oportunamente pelos canais oficiais do município — identificados em todas as plataformas como Município de Carlos Barbosa.
Durante a audiência, também foram apresentadas as principais demandas levantadas na construção do PPA anterior, em 2021, bem como as ações que já foram implementadas ou estão em andamento. A íntegra da audiência pode ser acessada neste link.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Fabio Dolzan
Pedidos podem ser feitos até 6 de fevereiro junto à Secretaria da Agricultura; entrega está prevista para a primeira quinzena do mês
Programa de desenvolvimento econômico agora conta com inscrições online, garantindo mais agilidade, transparência e praticidade aos interessados
Ao longo de 2026, serão realizadas três campanhas externas com expectativa de grande participação de voluntários
Período seguirá até 30 de janeiro e a entrega, programada para a segunda quinzena de fevereiro de 2026
Iniciativa da Secretaria da Fazenda fortaleceu a arrecadação municipal e ampliou a adesão espontânea dos contribuintes
Excelência do ensino e dos educadores resultou na aprovação em processos seletivos de instituições como IFRS, EFASERRA e SENAI. Secretaria também projeta o ano de 2026
João Carlos dos Santos, que até então atuava como subcomandante da corporação, assume o cargo
Inscrições foram realizadas em dezembro de 2025 para os pais que necessitam trabalhar no período de férias