Município é reconhecido como o berço da imigração polonesa no estado
Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento histórico, foi lançado, na Sociedade Polonesa de Porto Alegre, o selo comemorativo alusivo aos 150 anos da chegada dos imigrantes poloneses ao Rio Grande do Sul. O evento, com participação de representantes barbosenses, celebrou a contribuição desta etnia à formação cultural, social e econômica do Estado, lembrando que Carlos Barbosa é reconhecida como o berço da imigração polonesa no Rio Grande do Sul.
Representando o município, estiveram presentes a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, o presidente do Legislativo Municipal, Miguel Alberto Stanislososki e o coordenador de Governo, Marcos Colatto, além do casal Nelson e Inês Zelbrasikowski, presidente e representante da Braspol Bento Gonçalves.
Entre as autoridades que prestigiaram o ato, destacaram-se, o embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowski, o cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Wojciech Baczynski, e o cônsul honorário da Polônia no Rio Grande do Sul, Sérgio José Sechinski, além de representantes de entidades culturais e lideranças da comunidade polonesa no Estado.
Durante a solenidade, foi ressaltada a importância do selo como símbolo da memória e da gratidão aos primeiros imigrantes, que, com coragem e trabalho, ajudaram a construir as bases do desenvolvimento regional. O lançamento reafirma os laços de amizade entre Brasil e Polônia e reconhece o papel de Carlos Barbosa na preservação da identidade e das tradições polonesas no Rio Grande do Sul.
Na oportunidade, também foi realizada a entrega do livro “Conhecendo Carlos Barbosa”, de autoria de Eliseu Demari, que apresenta a história, as tradições e os valores que moldaram o município ao longo das gerações. A obra foi entregue às autoridades presentes como símbolo do vínculo histórico entre Carlos Barbosa e a imigração polonesa no Estado.
“Celebrar 150 anos da chegada dos poloneses é valorizar nossa história e reafirmar o compromisso com as raízes que moldaram nossa comunidade”, destacou a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco.
Por Assessoria de Imprensa em conjunto com o Gabinete
Fotos: Acervo de Beatriz M. Bianco
Pedidos podem ser feitos até 6 de fevereiro junto à Secretaria da Agricultura; entrega está prevista para a primeira quinzena do mês
Programa de desenvolvimento econômico agora conta com inscrições online, garantindo mais agilidade, transparência e praticidade aos interessados
Ao longo de 2026, serão realizadas três campanhas externas com expectativa de grande participação de voluntários
Período seguirá até 30 de janeiro e a entrega, programada para a segunda quinzena de fevereiro de 2026
Iniciativa da Secretaria da Fazenda fortaleceu a arrecadação municipal e ampliou a adesão espontânea dos contribuintes
Excelência do ensino e dos educadores resultou na aprovação em processos seletivos de instituições como IFRS, EFASERRA e SENAI. Secretaria também projeta o ano de 2026
João Carlos dos Santos, que até então atuava como subcomandante da corporação, assume o cargo
Inscrições foram realizadas em dezembro de 2025 para os pais que necessitam trabalhar no período de férias