Esta estrutura faz a ligação entre as comunidades de São Rafael e Arcoverde sobre o arroio Boa Vista e sofreu sérias avarias em sua estrutura.
Na última semana, o Rio Grande do Sul enfrentou o maior desastre climático de sua história, superando a grande enchente que ocorreu nos anos 40. Carlos Barbosa foi uma das mais de 300 cidades atingidas pelas intensas chuvas, que resultaram em elevação dos níveis dos rios, alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores e postes em praticamente todo o estado.
Na área urbana do município, houve registros de alagamentos em residências, ruas e espaços públicos. No entanto, foi na área rural que a situação se agravou.
Em Arcoverde, a histórica Ponte dos Arcos, na estrada para São Rafael, encontra-se interditada e gravemente danificada pela cheia do arroio Boa Vista que inundou a região e afetou sua estrutura, comprometendo grande parte dela.
Na segunda-feira (06), engenheiros da Secretaria Municipal de Projetos Públicos estiveram no local para realizar uma vistoria. Concluiu-se que a estrutura da ponte está comprometida, com dois dos arcos apresentando deslocamentos excessivos, resultando em rachaduras e rompimento de um deles. No momento, a ponte permanece interditada, aguardando uma avaliação mais detalhada dos engenheiros para determinar a melhor solução a ser adotada.
A ponte faz a ligação entre as comunidades de São Rafael e Arcoverde sobre o arroio Boa Vista. Trata-se de uma joia arquitetônica constituída em arcos de pedra, datada de 1905. Na ocasião, a então intendência de Garibaldi realizou licitação para reconstrução de ponte anterior que havia sido destruída por uma enchente. Em 2022, a ponte que resistiu intacta por quase 120 anos foi inscrita no inventário do patrimônio histórico de Carlos Barbosa que consta no Plano Municipal de Cultura.
ATENÇÃO! A Secretaria solicita que todos mantenham distância do local e respeitem as barreiras colocadas para bloquear o acesso, a fim de evitar possíveis acidentes.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Projetos Públicos
Parceria entre a Prefeitura e os moradores, possibilitou a obra da via que une as ruas Independência e João Dêntice no Bairro Triângulo.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano da sede do Município, devem construir a calçada.
Ótima oportunidade para iniciar carreira. Alunos de Ensino Médio e cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 26 de janeiro.
Confira as mais de 150 vagas disponíveis, além de diversos serviços oferecidos.
Sala de Reuniões do Gabinete: Assinaturas de ordens de início aconteceram com a presença da imprensa e convidados.
Administração Municipal reforça canais alternativos de contato, diante de interrupções no serviço de telefonia fixa.
A apresentação é obrigatória e deve ser realizada na Secretaria da Agricultura no Centro Administrativo Armando Gusso.
Idosos cadastrados podem retirar passagens até o dia 20 de janeiro de 2025 na Secretaria de Assistência Social e Habitação ou, após essa data, no Centro de Convivência do Idoso.