Em 2025, foram entregues 56 novos lóculos, e mais 30 novas unidades deverão ser entregues no início de 2026
A Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas concluiu a construção de 56 novos lóculos (gavetas) no Cemitério Municipal Jardim da Paz, como parte das ações voltadas à ampliação da capacidade do espaço. Além disso, está prevista a entrega de mais 30 unidades em janeiro de 2026.
A ampliação tornou-se necessária em razão da atual limitação de espaço no cemitério. Diante desse cenário, a administração municipal vem realizando estudos técnicos para identificar áreas ainda disponíveis que possibilitem a construção de novas gavetas, garantindo atendimento adequado à população.
As 56 gavetas concluídas em 2025 representam um investimento total de R$209.044,00. Já as 30 gavetas com entrega prevista para janeiro de 2026 correspondem a um investimento de R$144.454,50, sendo a obra executada pela empresa Cemitérios Brasil Indústria e Comércio de Estruturas Metálicas Ltda.
A construção e organização dos espaços
O projeto para ampliação utiliza lóculos (gavetas) de polietileno totalmente vedados, garantindo o isolamento completo do necrochorrume (resíduo biológico). Nesses lóculos, a urna é colocada e selada por solda, evitando qualquer possibilidade de vazamento. Além de ecologicamente sustentável, esse modelo otimiza o uso do espaço disponível por meio de um sistema de perfis metálicos, aumentando a capacidade sem gerar resíduos de construção, como tijolos, areia e cimento.
As estruturas são organizadas em um sistema modular de gavetas em aço zincado A36, muito resistente e com excelentes propriedades de soldagem. Dentro dessas cápsulas, os líquidos e resíduos biológicos são convertidos em gases, que são aspirados e filtrados por um sistema especial, devolvendo o ar purificado ao meio ambiente, conforme exigem as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Expansões futuras
A Secretaria de Planejamento informa que há um projeto em andamento na Secretaria de Projetos Públicos para a construção de muro e calçada na parte do acesso pela Avenida Presidente Kennedy. Essa intervenção permitirá, posteriormente, a criação de novas áreas para a implantação de mais lóculos, assegurando planejamento e organização para atender às demandas futuras do município.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas
A Prefeitura também está realizando a regularização nas calçadas dos terrenos públicos; saiba como solicitar pó de brita
Secretaria de Planejamento realizou ações de limpeza e conservação. Em 2027, receberá obras de ampliação
Os atendimentos do serviço, ofertado em parceria com o Cisga, acontecerão nos dias 4, 6, 7, 16, 17 e 18 de novembro
A ação tem como objetivo facilitar o acesso rápido da população aos contatos dos serviços
No total, foram realizadas 14.536 consultas, sendo Médico Clínico Geral o mais procurado
Período inicia hoje, 21 de outubro, e vai até 13 de novembro
A ação acontecerá no CCPI nesta sexta, dia 23 de outubro
Encontro reuniu profissionais da Saúde e Educação para refletir sobre a importância da escuta atenta e do acolhimento no atendimento às pessoas