Data histórica celebra etnia predominante na formação barbosense
A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte - Proarte, realizou no sábado (17) duas ações em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Uma placa foi instalada na Praça da Matriz, demarcando o reconhecimento dos barbosenses aos italianos que colonizaram a sede do atual Município e a maior parte das comunidades do interior. A poucos metros dali, o prédio da Estação Férrea passou a contar com uma iluminação alusiva às cores da bandeira italiana, que deve permanecer até o fim do mês.
O evento de descerramento da placa teve a presença da vice-prefeita em exercício do cargo de prefeito, Beatriz Martin Bianco, da presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (Comites-RS), Cristina Mioranza, e do diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari.
Também participaram do ato membros do Comites-RS, representantes de associações culturais italianas e integrantes do governo municipal. O coral Nostri Ricordi entoou canções típicas dos imigrantes italianos.
A celebração dos 150 anos da Imigração Italiana segue no próximo sábado (24), com a apresentação do espetáculo teatral “Míseri Coloni dá Voz ao Silêncio”. O evento está marcado para as 19h30, no Centro Cultural Mãe de Deus, com acesso gratuito.
Por Proarte
Fotos: Sandro Darsie
Cota única encerrou em 15 de maio e gerou mais de R$ 11 milhões em recursos destinados ao fortalecimento dos serviços públicos e ao desenvolvimento do município.
Capacitação sobre emissão da Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais
Palestra educativa foi ministrada por especialista em biologia e toxicologia e contou com 49 profissionais do sistema de saúde do município.
A regularização de débitos pendentes junto ao município, como a não quitação de IPTU de anos anteriores, ISS fixo, taxas, alvarás, ou em serviços municipais gerais, segue sendo realizada.
Evento tem entrada gratuita no Centro Cultural Mãe de Deus
Apoio da comunidade em ações preventivas auxiliam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Órgão recomenda que beneficiários consultem informações somente por canais oficiais e reforça cuidados para evitar golpes.