Data histórica celebra etnia predominante na formação barbosense
A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte - Proarte, realizou no sábado (17) duas ações em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Uma placa foi instalada na Praça da Matriz, demarcando o reconhecimento dos barbosenses aos italianos que colonizaram a sede do atual Município e a maior parte das comunidades do interior. A poucos metros dali, o prédio da Estação Férrea passou a contar com uma iluminação alusiva às cores da bandeira italiana, que deve permanecer até o fim do mês.
O evento de descerramento da placa teve a presença da vice-prefeita em exercício do cargo de prefeito, Beatriz Martin Bianco, da presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (Comites-RS), Cristina Mioranza, e do diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari.
Também participaram do ato membros do Comites-RS, representantes de associações culturais italianas e integrantes do governo municipal. O coral Nostri Ricordi entoou canções típicas dos imigrantes italianos.
A celebração dos 150 anos da Imigração Italiana segue no próximo sábado (24), com a apresentação do espetáculo teatral “Míseri Coloni dá Voz ao Silêncio”. O evento está marcado para as 19h30, no Centro Cultural Mãe de Deus, com acesso gratuito.
Por Proarte
Fotos: Sandro Darsie
Secretaria traz orientações para inscritos, e informa sobre interrupções parciais de trânsito.
Os veículos já entregues são picapes Fiat Strada com ótima capacidade de carga e serão direcionadas para várias secretarias.
Ações promovem melhorias em estradas, acessos e infraestruturas de diversas comunidades.
Visita para captações de recursos também ocorreu na Secretaria de Turismo.
Evento celebrou a valorização da maturidade com música, gastronomia e momentos de confraternização.
Novo sorteio contemplou cinco pessoas com prêmios em dinheiro.
Competição está programada para acontecer no mês de setembro, entre os dias 12 a 14.
Confrontos esportivos reforçam integração, disciplina e espírito de equipe entre jovens atletas.