Data histórica celebra etnia predominante na formação barbosense
A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte - Proarte, realizou no sábado (17) duas ações em homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Uma placa foi instalada na Praça da Matriz, demarcando o reconhecimento dos barbosenses aos italianos que colonizaram a sede do atual Município e a maior parte das comunidades do interior. A poucos metros dali, o prédio da Estação Férrea passou a contar com uma iluminação alusiva às cores da bandeira italiana, que deve permanecer até o fim do mês.
O evento de descerramento da placa teve a presença da vice-prefeita em exercício do cargo de prefeito, Beatriz Martin Bianco, da presidente do Comitê dos Italianos no Exterior (Comites-RS), Cristina Mioranza, e do diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari.
Também participaram do ato membros do Comites-RS, representantes de associações culturais italianas e integrantes do governo municipal. O coral Nostri Ricordi entoou canções típicas dos imigrantes italianos.
A celebração dos 150 anos da Imigração Italiana segue no próximo sábado (24), com a apresentação do espetáculo teatral “Míseri Coloni dá Voz ao Silêncio”. O evento está marcado para as 19h30, no Centro Cultural Mãe de Deus, com acesso gratuito.
Por Proarte
Fotos: Sandro Darsie
Projeto desenvolvido pela Cooperativa Escolar União incentiva práticas sustentáveis e fortalece a consciência ecológica na comunidade.
Todos os proprietários que possuem seu imóvel situado no perímetro urbano devem construir a calçada.
Momento reuniu 50 formandos que aprenderam dez ritmos tradicionais gaúchos.
Iniciativa estadual traz alterações nesta edição para elegibilidade de beneficiários.
Alunos e educadores já utilizam os espaços renovados, contribuindo para o conforto e segurança de todos.
Contribuintes do meio rural com receita bruta igual ou superior a R$ 360 mil nos anos anteriores não poderão mais utilizar o talão de papel. Treinamento será gratuito e com vagas limitadas.
Com vasta programação, evento irá abordar e atualizar diversos temas na área fazendária e tributária.
Ação visa promover o bem-estar do cidadão em vulnerabilidade por meio da arrecadação e distribuição de doações.