Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Saúde 12 de Fevereiro de 2026 às 11:30

Vigilância Ambiental intensifica ações contra focos do mosquito Aedes aegypti no município

Secretaria de Saúde reforça alerta à população sobre os riscos do acúmulo de água parada


O setor de Vigilância Ambiental, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou vistorias em diferentes pontos do município para averiguar situações de acúmulo de água parada, que podem se tornar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante as inspeções, foram identificados locais com condições propícias para a proliferação do mosquito. Em um dos endereços, por exemplo, foi encontrada uma piscina plástica com água de coloração esverdeada, indicando que o líquido estava acumulado há longo período. Em outro caso, os agentes verificaram uma caixa d'água aberta, coberta apenas por uma lona, situação que também favorece a formação de criadouros.

Os proprietários de ambos os locais foram orientados quanto às medidas adequadas de prevenção. Ressalta-se que, em caso de reincidência, a Vigilância Ambiental, em conjunto com a Vigilância Sanitária e com respaldo na legislação federal vigente, poderá aplicar as sanções cabíveis, incluindo multa.

A Secretaria Municipal de Saúde solicita para que todos os moradores colaborem, mantendo seus imóveis livres de recipientes ou locais com água parada, especialmente neste período de calor e chuva, que favorece a proliferação do mosquito. A Secretaria também pede aos munícipes que realizam coleta de água da chuva, que façam o tratamento da mesma com a adição de cloro de forma frequente. A prevenção é uma responsabilidade coletiva, fundamental para proteger a saúde de toda a comunidade.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, o setor de Vigilância Ambiental pode ser contatado através do telefone (54) 3461-8942.


Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria da Saúde

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé