Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Proarte/Cultura 09 de Setembro de 2025 às 09:34

Língua talian é assunto de assembleia regional em Caxias do Sul

Município apresentou propostas para salvaguardar o idioma


O município de Carlos Barbosa integra um projeto regional pela manutenção da língua talian, o idioma formado pelos diversos falares da imigração italiana no Rio Grande do Sul. 

 

Na sexta-feira (5), o diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari, apresentou um relatório sobre ações barbosenses a respeito da língua na assembleia de salvaguarda do talian, realizada em Caxias do Sul. A iniciativa é organizada por diversas entidades: Amesne, Iphan, UCS e grupos Girotondo e Miseri Coloni.

 

O documento elaborado pela Proarte, com contribuições do Núcleo de Estudos do Talian, apresenta diversas iniciativas que vêm sendo realizadas por barbosenses há cerca de 50 anos, como livros, eventos, cursos, entre outros.

 

O relatório também expressa a necessidade de produzir-se novas ações para que o talian seja valorizado pelas novas gerações, incluindo a necessidade de formar professores e desenvolver plataformas online atrativas para as novas gerações (o documento pode ser acessado aqui).

 

Na ocasião, o representante da Proarte recebeu os dois volumes do Dicionário Português Talian, de Darcy Loss Luzzatto, já disponíveis para a comunidade junto à Biblioteca Municipal Padre Arlindo Marcon.

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé