Município apresentou propostas para salvaguardar o idioma
O município de Carlos Barbosa integra um projeto regional pela manutenção da língua talian, o idioma formado pelos diversos falares da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (5), o diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari, apresentou um relatório sobre ações barbosenses a respeito da língua na assembleia de salvaguarda do talian, realizada em Caxias do Sul. A iniciativa é organizada por diversas entidades: Amesne, Iphan, UCS e grupos Girotondo e Miseri Coloni.
O documento elaborado pela Proarte, com contribuições do Núcleo de Estudos do Talian, apresenta diversas iniciativas que vêm sendo realizadas por barbosenses há cerca de 50 anos, como livros, eventos, cursos, entre outros.
O relatório também expressa a necessidade de produzir-se novas ações para que o talian seja valorizado pelas novas gerações, incluindo a necessidade de formar professores e desenvolver plataformas online atrativas para as novas gerações (o documento pode ser acessado aqui).
Na ocasião, o representante da Proarte recebeu os dois volumes do Dicionário Português Talian, de Darcy Loss Luzzatto, já disponíveis para a comunidade junto à Biblioteca Municipal Padre Arlindo Marcon.
Encontros são para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com foco na valorização da vida e da família.
Iniciativa na centralização da gestão resultou em mais eficiência, agilidade e qualidade no atendimento à comunidade.
Prazo para solicitação já está aberto e vai até 31 de outubro; veja quem pode solicitar o desconto.
Alunos participaram de apresentações que resgatam valores cívicos.
Fase final contará com disputas nas modalidades de vôlei e xadrez.
Votação está disponível no aplicativo Barbosa Digital e foi estendida em razão do bom engajamento popular.
Obra em pedras de basalto irá melhorar a chegada e saída de pais e alunos, além de humanizar o local.