Comunidade votou em benefício da saúde, educação e pavimentação no município.
A Coordenadoria de Relações Institucionais, vinculada ao Gabinete Municipal, divulga os resultados da Consulta Popular 2025. O processo para definir as propostas que receberão recursos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) em 2026 foi concluído na última quarta-feira (10).
As áreas apresentadas foram definidas em junho deste ano, durante a atualização do Plano Plurianual (PPA), e a primeira etapa da consulta popular determinou as cinco demandas de maior interesse para investimentos públicos, por meio do preenchimento de formulário digital entre os dias 11 e 17 de agosto.
A participação na última etapa ocorreu de 1º a 10 de setembro, com votação pelo aplicativo Barbosa Digital, onde os munícipes puderam escolher a opção de cada área conforme sua percepção de prioridade. O resultado definiu as seguintes propostas:
EDUCAÇÃO
37,69% - EMEI Arco-Íris (pátio coberto)
24,01% - EMEFTI Santa Luzia (novas salas)
14,89% - EMEF Salvador Bordini (novas salas)
12,46% - EMEF Prefeito José Chies (reforma de salas)
10,94% - EMEI Vitória (reforma de salas)
SAÚDE
34,52% - Ampliar o número de especialidades ofertadas
32,54% - Incrementar os valores para cirurgias de prótese de joelho, quadril e coluna (média e alta complexidade)
16,27% - Ampliar investimento na saúde bucal (tratamento de canal, prótese dentária, entre outros)
9,92% - Ampliar/reformar estruturas físicas dos espaços de saúde
6,75% - Investir em atendimento de fisioterapia domiciliar para pacientes acamados com idade acima de 75 anos
PAVIMENTAÇÃO
35,75% - Continuação do asfalto até o Sete de Castro, a partir da Primeira Seção (3º distrito)
34,72% - Estrada Julio Pozza, trecho entre a VRS-813 e Av. Raul Giacomoni (1º distrito)
15,28% - Morro de Arcoverde a São Rafael (2º distrito)
11,40% - Continuação do asfaltamento de São Luiz a Santa Luiza (4º distrito)
2,85% - Continuação do asfaltamento da Estrada do Trípoli, em direção a Boa Vista do Sul (5º distrito)
A partir desses resultados da votação popular, as propostas vencedoras serão incorporadas à LDO e à LOA 2026 como prioridade da Administração Municipal. Para a execução, estão previstos R$ 2,1 milhões em recursos públicos, sendo R$ 700 mil destinados a cada projeto vencedor.
Nos próximos meses, os projetos de leis serão encaminhadas à Câmara de Vereadores para aprovação. Após esse processo, as secretarias responsáveis se organizarão para, em 2026, executar as propostas definidas.
Por Assessoria de Imprensa
Local passa a oferecer novas opções de lazer, práticas esportivas e bem-estar à população integrando atividades com a natureza
Quatro caminhões, dois utilitários e uma minivan irão garantir o suporte às demandas do município
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Secretaria da Agricultura divulga orientações e oferece suporte na transição para a NF-e
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Evento tem a participação do SAMU e dos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa