A Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília de domingo (2) à quarta-feira (5), com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia!”, foi um marco importante para a saúde pública no país. O evento reuniu representantes de diversas áreas relacionadas à saúde, bem como movimentos sociais e a população em geral, para discutir e deliberar sobre os desafios e perspectivas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona, participou da Conferência como delegada, trazendo para os debates e deliberações as perspectivas e desafios enfrentados pela comunidade.
Ao longo da Conferência, foram abordados temas de extrema importância, como a garantia do direito à vida, a defesa do SUS e a relevância da democracia na promoção de políticas de saúde equitativas. Propostas foram aprovadas com o objetivo de fortalecer o SUS, com um foco especial na atenção básica e nos investimentos em recursos humanos. A colaboração entre a União, os Estados e os Municípios também foi enfatizada como um aspecto essencial para o avanço e o aprimoramento do sistema de saúde. A diversidade de vozes e a presença dos movimentos sociais reforçaram a necessidade de ações que promovam a equidade no acesso aos serviços de saúde e garantam os direitos de todos os cidadãos.
Segundo a Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona, “Participar como delegada na Conferência Nacional de Saúde foi uma experiência enriquecedora, que motiva a continuar lutando pela garantia do direito à saúde e pela construção de um sistema cada vez mais inclusivo e eficiente. Expresso meus sinceros agradecimentos à Administração Municipal por todo o apoio concedido para a participação no evento, representando nosso governo. Agradeço a confiança depositada em mim para defender os interesses e necessidades da população de nosso município”.
A Conferência Nacional de Saúde demonstrou a importância do diálogo e da participação da sociedade civil na definição das políticas de saúde, visando sempre a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população brasileira.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Ministério da Saúde
Formulário para preenchimento está à disposição de forma digital e física e segue até 31 de julho de 2026
Natal e de Ano Novo alteram horários de setores municipais, enquanto outros seguem atendendo em horários específicos
Investimentos superiores a R$12 milhões em 2025 impulsionam projetos sociais, educacionais, culturais e de segurança no município
Feriados de Natal e Ano Novo, somado ao período de férias de servidores, ocasionaram as mudanças
Em 2025, foram entregues 56 novos lóculos, e mais 30 novas unidades deverão ser entregues no início de 2026
Projeto segue cronograma e irá oferecer mais conforto aos feirantes e visitantes
Doações ao longo do ano beneficiaram estoques da região
População deve ficar atenta aos horários diferenciados dos serviços municipais