Comitiva barbosense composta também por representante do Legislativo visitou as secretarias estaduais de turismo e cultura.
Nesta terça-feira (22), a Administração Municipal marcou presença em uma importante reunião realizada em Porto Alegre, visando alinhar ações e fortalecer a programação dos 150 anos da imigração polonesa no Rio Grande do Sul. O encontro reuniu autoridades estaduais, representantes de municípios com forte presença da cultura polonesa e lideranças de entidades culturais.
Representando Carlos Barbosa estiveram a Vice-prefeita, Beatriz Martin Bianco, o Coordenador de Governo, Marcos Collatto, a representante da Proarte, Eliani Lanzarini e o Presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Stanilososki. A comitiva integrou uma agenda de discussões promovidas junto à Secretaria Estadual do Turismo e à Secretaria Estadual da Cultura.
Na reunião com a pasta de Turismo, os municípios da região das Missões e de Erechim solicitaram apoio para fomentar atividades comemorativas à data. Também foi apresentado um folder com a prévia da programação dessas regiões envolvidas.
Já no encontro com a Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araujo, e sua equipe, a comitiva barbosense debateu a criação de um selo comemorativo aos 150 anos da imigração polonesa, com sugestão de brasão polonês como base para o layout. As entidades culturais deverão colaborar com a composição de outros elementos visuais para o selo. Além disso, representantes da pasta orientaram sobre os caminhos para a captação de recursos via projetos culturais, visando a viabilidade das comemorações.
Durante a ocasião, foi também apresentado o núcleo polonês da Serra Gaúcha, representado por André Hameski, com destaque para a programação já prevista nos municípios de Carlos Barbosa, Nova Prata e outras localidades com forte influência da etnia polonesa.
A participação da Administração Municipal de Carlos Barbosa nesse encontro, reafirma o compromisso com a valorização das raízes culturais que compõem a identidade local, bem como o fortalecimento de parcerias com o Estado e outros municípios em prol da cultura.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura