Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.
A Administração Municipal celebra o sucesso do 33º FestiQueijo, encerrado domingo, 27 de julho, que contabilizou o recorde superior a 34 mil visitantes ao longo de cinco finais de semana de ampla programação. Passaram pelas catracas da entrada 34.517 visitantes, que se dividiram entre o salão principal e o mezanino.
Consolidado como o maior evento gastronômico da Serra Gaúcha, o festival ofereceu mais de 50 tipos de queijo junto ao cardápio, diversidade em vinhos, espumantes, sucos e outros produtos gastronômicos, além de 72 shows, reafirmando a valorização da cultura, do acolhimento barbosense e da promoção do turismo em Carlos Barbosa.
A programação paralela também desempenhou papel fundamental para a abrangência e diversidade da edição, envolvendo a comunidade e ampliando o alcance do evento:
• Feira Feito em Barbosa e Galeria das Artes: a feira reuniu 32 expositores locais, evidenciando o potencial criativo e produtivo do município e dando visibilidade a artesãos, produtores e microempreendedores barbosenses. Integrada ao mesmo espaço, a galeria apresentou obras de 12 artistas de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, promovendo a valorização das artes visuais como expressão da identidade local.
• Estação das Etnias e Memorial FestiQueijo: fixado na Rua Coberta, homenageou os povos que formaram a identidade cultural de Carlos Barbosa, promovendo o resgate histórico, o sentimento de pertencimento e o reconhecimento das raízes da população local. Também, no mesmo local, o memorial exibiu uma linha do tempo com cartazes e registros das edições anteriores, preservando a memória do festival e destacando sua importância como patrimônio afetivo e cultural do município.
• Eventos esportivos de Olimpíada Colonial, Meia Maratona, Rústica e Minirrústica, Pedal do FestiQueijo, e torneios de Futsal Feminino, Bochas e Duplas de Bolão: incentivaram a integração entre gerações, a promoção da saúde e do bem-estar, o protagonismo feminino no esporte e a valorização de práticas esportivas tradicionais da comunidade.
• Rally dos Vinhedos: resgatou a memória automotiva e reforçou o vínculo entre gerações por meio da paixão por carros antigos.
• 25º Seminário Internacional do Leite e 8º Concurso Estadual de Queijos: reforçaram a importância da cadeia produtiva do leite para a economia da região, com foco na inovação, na qualificação técnica e na valorização dos produtos locais.
Embora o número exato de participantes das atividades paralelas seja difícil de mensurar, por envolverem espaços abertos e distintos, a estimativa da organização é de que mais de 80 mil pessoas tenham prestigiado a programação ao longo do período do festival, entre participantes e visitantes.
O Prefeito Everson Kirch destacou o marco alcançado nesta edição e o peso turístico do evento na visibilidade da cidade “Mais uma vez, o FestiQueijo mostra a pujança como festa e, por consequência, também a pujança de Carlos Barbosa. Esse recorde de público evidencia que os ajustes feitos na última edição [de 2023], com a inclusão do mezanino e a criação dos turnos, foram extremamente acertados e elevaram ainda mais o nível da nossa principal festa”.
A 33ª edição do FestiQueijo ressaltou o potencial de Carlos Barbosa para realizar grandes eventos que integram comunidade, iniciativa privada e poder público em torno da valorização da identidade local. A programação diversa e o engajamento dos participantes mostraram que o festival vai além da gastronomia: é uma celebração da cultura, da cooperação e da capacidade do município de acolher, surpreender e se renovar a cada edição.
Ainda neste ano, no dia 18 de outubro, será realizada a escolha da nova Corte que representará o evento pelos próximos dois anos. Os detalhes completos serão divulgados em breve.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Lynkon Mollossi
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
O veículo, uma picape Frontier Attack 4x4, está personalizado e preparado para atuação operacional.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede municipal quanto estadual, devem regularizar seu cadastro para receber o documento e utilizar o serviço.
Treinamento gratuito será no dia 27 de agosto e orienta produtores sobre a emissão digital obrigatória que substitui o talão de papel.
Evento acontece em outubro e revelará a nova corte para representar o festival gastronômico nos próximos dois anos.