A Campanha deste ano ressalta a importância
de estarmos atentos aos sinais. Agir salva vidas.
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza a Campanha Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro, é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio mas, a Campanha ocorre durante todo o mês.
Cerca de 12 mil suicídios são registrados por ano no Brasil e mais de um milhão no mundo. O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que apresentou as maiores taxas de óbitos por suicídio entre 2011 e 2016.
No mundo, representa 1,4% de todas as mortes, tornando-se a 15ª maior causa de mortalidade na população em geral. Entre jovens de 15 a 29 anos, é a segunda principal causa de morte, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, está promovendo ações de conscientização e também, para dar maior visibilidade a Campanha. Segue abaixo, cronograma organizado pelas Secretarias:
Dia 16/09 (quinta-feira): “Dia D”, pela tarde, a equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Atendimento Psicossocial (CEMAPS), a secretária de Assistência Social e Habitação Gisele Guerra e representantes da Secretaria de Saúde, estarão pelo calçadão, fazendo a distribuição de folderes com orientações sobre prevenção, cuidados e ressaltando a atenção aos sinais, que todos devemos ter;
Dia 24/09 (sexta-feira): A mesma ação será realizada no Centro de Saúde, com objetivo de atingir o público que trabalha por lá e também a população em geral, para que eles saibam como orientar corretamente as pessoas;
O Centro de Serviços de Psicologia (Serpsi) também promoverá um momento de conversa junto a representantes do CEMAPS, da Secretaria Municipal da Saúde e do Centro de Valorização a Vida (CVV).
Em situações de risco ou emergência, não deixe de procurar ajuda. Entre em contato pelos números:
CVV: 188
Brigada Militar: 190
Samu: 192
Bombeiros Voluntários: 193
Para mais informações entre em contato com o CEMAPS pelo telefone (54) 3461-8990 ou com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação pelo telefone (54) 3461-2900.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Escolas e entidades do município seguirão novo trajeto pela Rua Rio Branco; Veja alterações no trânsito.
Iniciativa reforça a importância do cuidado contínuo diante do tumor maligno de maior incidência no país.
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.