Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Meio Ambiente 12 de Dezembro de 2025 às 09:30

Retrospectiva de 2025 nas Secretarias Municipais: Meio Ambiente

Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano


Encerrando o ano de 2025, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, com apoio das secretarias municipais, divulga o balanço das principais ações de cada pasta. O conteúdo apresenta as contribuições para o desenvolvimento do município, atualizando a comunidade sobre os serviços, projetos, programas e demais trabalhos já concluídos, assim como aqueles que permanecem em andamento.

A série informativa de 2025 será atualizada com frequência diária, seguindo a ordem alfabética das pastas, prosseguindo com as realizações da SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE.
 

Educação ambiental

Em junho, durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorreu uma ação na Rua Coberta que promoveu a coleta de resíduos recicláveis, distribuição de mudas nativas e incentivo a práticas sustentáveis. Foram recolhidos 200 kg de vidros, 300 litros de óleo de cozinha e 300 kg de resíduos eletrônicos. Além disso, foram doadas mais de 550 mudas de espécies nativas para a população. O evento também contou com a venda de sabão artesanal feito por alunos da Escola Salvador Bordini, exemplo prático de economia circular.

Ao longo do ano, ocorreram palestras nas escolas, visitas à usina de triagem e transbordo de resíduos com estudantes e ainda houve a participação da secretaria em eventos nos cinco distritos do interior do município com a Emater e a Secretaria de Agricultura, os quais levaram conhecimento e consciência ambiental sobre temas pertinentes a essas comunidades.
 

Paisagismo e manutenção da arborização urbana

Ao longo do ano, a cidade ganhou mais cor e vida com a revitalização do paisagismo promovida pela Secretaria de Meio Ambiente. Foram plantadas mais de 10 mil mudas de flores, arbustos e trepadeiras em locais estratégicos como a Avenida Ivo Tramontina, praças, escadaria do hospital, e outras áreas públicas. Ainda, foram instaladas novas floreiras em gradis.

As podas e cortes de árvores em áreas públicas tiveram demanda maior, principalmente em função do prazo dos munícipes para realização das calçadas.
 

Plano Municipal da Mata Atlântica segue com ações de conservação

A continuidade da implementação do Plano Municipal da Mata Atlântica também foi um importante trabalho. Com foco na preservação e recuperação das áreas de vegetação nativa, o plano orienta políticas públicas e ações estratégicas para manter e recuperar os remanescentes do bioma. Em 2025, foram realizadas atividades de levantamento de dados, apresentação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, pesquisa junto à população através de um questionário.
 

Realocação de contentores amplia cobertura e eficiência da coleta de resíduos

Ao longo do ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou um importante trabalho de realocação de contentores de resíduos urbanos. A ação teve como objetivo melhorar a eficiência da coleta e atender de forma mais eficaz às necessidades da população. Com a redistribuição, foi possível não apenas otimizar os pontos já existentes, mas também ampliar a cobertura do serviço, levando os contentores a locais anteriormente não contemplados.
 

Município participa de missão técnica em referência nacional na gestão de resíduos

Em agosto, representantes da Administração Municipal integraram uma visita técnica às cidades catarinenses de São Bento do Sul e Timbó na Sede do Consórcio CIMVI, referência nacional em gestão de resíduos sólidos. A missão, organizada pelo CISGA e formada por representantes de 28 municípios da Serra, teve como foco conhecer modelos eficientes de coleta seletiva, triagem, biodigestão e valorização dos resíduos. A visita também incluiu conhecimento de um modelo consorciado para licenciamentos ambientais, modelo que pode inspirar ações na Serra Gaúcha.
 

Três loteamentos recebem licença de instalação em 2025

Durante o ano de 2025, a Secretaria de Meio Ambiente emitiu três licenças ambientais de loteamentos no município, referente à fase de instalação, contribuindo para o crescimento ordenado e sustentável da cidade. Cada licença foi concedida após as devidas análises técnicas, respeitando a legislação vigente e garantindo que os empreendimentos estejam em conformidade com as normas ambientais.
 

Encerramento do aterro sanitário

Um marco importante de 2025 foi o encerramento definitivo das atividades no antigo aterro sanitário municipal. O processo, que teve início em 2022, contou com diversos estudos e encaminhamentos técnicos junto à Fepam, culminando na contratação de empresa especializada para o selamento das valas e execução de obras de recuperação ambiental. Com um investimento de R$ 304 mil, oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, a ação contemplou também o tamponamento de poços que poderiam oferecer risco de contaminação do lençol freático. A área desativada poderá, futuramente, ser utilizada para ações de educação ambiental, com visitas monitoradas para escolas e a comunidade.
 

A próxima publicação da série informativa trará um panorama das principais entregas da Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas no período.


Por Assessoria de Imprensa

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé