Tema chega com relevância em setembro,
mês que é dedicado à prevenção
O Setembro Amarelo é o mês em que profissionais da saúde e a sociedade se voltam para o assunto SUICÍDIO e sua prevenção. E a Secretaria Municipal da Saúde, através do Cemaps, reforça os canais de auxílio.
Conversar sobre suicídio ainda é um tabu e desperta reações desagradáveis, mas, por outro lado, é uma questão de saúde pública. Enquanto que, em vários países, os índices de suicídio estão diminuindo, no Brasil (e nas Américas em geral) eles seguem aumentando.
Falar abertamente e de forma adequada sobre o suicídio, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não induz ninguém a se matar. Pelo contrário, permite que se diminuam discriminações, preconceitos e julgamentos a cerca do tema e favorece o tratamento por parte de pessoas que tenham pensamentos e comportamentos suicidas.
O suicídio nunca tem um fator determinante e é importante entender que, quem busca essa saída geralmente dá sinais de que tem ideias de morte (nem sempre identificados por aqueles com quem convive) e necessitam receber o quanto antes ajuda especializada.
Precisamos reconhecer fatores de risco e aumentar os fatores de proteção para o comportamento suicida. Não é possível prevenir o suicídio sem melhorar as condições de saúde mental da população.
Em uma situação de risco, nunca deixe um atendimento para depois. Entre em contato com os canais de auxílio: CVV 188 / BRIGADA MILITAR 190 / SAMU 192 / BOMBEIROS 193
Mais Informações com o Centro Municipal de Atendimento Psicossocial-CEMAPS pelo 54 3461-8990.
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.