Na manhã da última segunda-feira, 08, representantes da 16ª CRE, Conselho Tutelar, Assistência Social, Promotoria e Ministério Público, reuniram-se na Secretaria Municipal da Educação para falar sobre os dados de evasão escolar.
Na reunião foram avaliados os dados de evasão escolar e a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI), que tem como objetivo a verificação e acompanhamento da infrequência escolar de alunos entre 7 a 18 anos incompletos.
Pensando em como diminuir os índices de evasão escolar, foram mencionados os programas como, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), que são mecanismos para auxiliar esses alunos na conclusão dos estudos e sobre a idade dos mesmos para poder frequentar o EJA, que é de quinze anos para o ensino fundamental e dezoito anos para o ensino médio.
Segundo a conselheira tutelar, com os alunos mais jovens é mais fácil conseguir o retorno, porém os alunos depois dos quinze anos já querem ir trabalhar, justificando a evasão.
A profissional que estava representando do CREAS, comentou sobre a dificuldade em falar com as famílias, sobre as faltas dos filhos. Já a representante do CRAS, falou sobre os pós e contras do programa Jovem Aprendiz na educação. O promotor que estava presente na reunião, destacou a importância de buscar ferramentas coletivas e estratégicas, como forma de cooperação para minimizar a evasão escolar.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria da Educação
Atividade começa no dia 10 de novembro, com encontros nas três ciclovias da cidade
Novas instalações ficam na esquina das rua Buarque de Macedo e Monte Castelo
Programação aconteceria em outubro, mas foi adiada devido ao mau tempo
Vias públicas que apresentavam imperfeições passam por intervenções para melhorar as condições de tráfego
Ação conjunta entre COMDIM e Secretaria de Assistência Social destaca importância da prevenção e denúncia
Colégio Santa Rosa solicitou interdição temporária pelas comemorações de 105 anos da instituição
Aumento das temperaturas e chuvas exige atenção redobrada com recipientes que possam acumular água no local
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola