Na manhã da última segunda-feira, 08, representantes da 16ª CRE, Conselho Tutelar, Assistência Social, Promotoria e Ministério Público, reuniram-se na Secretaria Municipal da Educação para falar sobre os dados de evasão escolar.
Na reunião foram avaliados os dados de evasão escolar e a Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (FICAI), que tem como objetivo a verificação e acompanhamento da infrequência escolar de alunos entre 7 a 18 anos incompletos.
Pensando em como diminuir os índices de evasão escolar, foram mencionados os programas como, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), que são mecanismos para auxiliar esses alunos na conclusão dos estudos e sobre a idade dos mesmos para poder frequentar o EJA, que é de quinze anos para o ensino fundamental e dezoito anos para o ensino médio.
Segundo a conselheira tutelar, com os alunos mais jovens é mais fácil conseguir o retorno, porém os alunos depois dos quinze anos já querem ir trabalhar, justificando a evasão.
A profissional que estava representando do CREAS, comentou sobre a dificuldade em falar com as famílias, sobre as faltas dos filhos. Já a representante do CRAS, falou sobre os pós e contras do programa Jovem Aprendiz na educação. O promotor que estava presente na reunião, destacou a importância de buscar ferramentas coletivas e estratégicas, como forma de cooperação para minimizar a evasão escolar.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria da Educação
Avaliação envolveu 1.720 estudantes e destacou avanços no aprendizado
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Nova data se estende até 31 de dezembro de 2026. Porém, espaços situadas em um raio de 500 metros da Prefeitura deverão ser concluídos até julho de 2026
Os familiares ou responsáveis devem realizar agendamento prévio e apresentar documentação completa para efetivar a matrícula
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Obra chega a 30% de execução e segue com previsão de entrega dentro do cronograma