Confira as dicas e orientações para um descarte responsável e sustentável.
Com a aproximação do final do ano, surgem dúvidas frequentes sobre o descarte correto de resíduos que costumam ser gerados em maior quantidade nessa época. Pensando nisso, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, separou algumas orientações para o descarte de resíduos de construção civil, mobiliário e eletroeletrônicos.
Resíduos de construção civil, mobiliário e volumosos
Para o descarte de pequenos volumes de resíduos de construção civil, provenientes de obras ou reformas feitas pelos munícipes, pode ser solicitado o recolhimento junto à Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas através do telefone e whatsapp (54) 34332921. Observa-se que os resíduos devem estar ensacados para que seja feito o recolhimento.
O descarte de resíduos como sobras de madeiras, janelas, portas, quadros, molduras, canos de PVC, colchões, MDF, descarte de móveis em geral como sofás, cadeiras, mesas, armários, camas, entre outros, também é feito mediante agendamento com a Secretaria de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas através do telefone e whatsapp (54) 34332921.
Também existe um ponto de recebimento, onde a população pode realizar entrega voluntária desses resíduos de construção civil, mobiliário e volumosos, sem qualquer custo, que funciona em horário comercial. Este ponto está localizado na Rodovia RSC 470, km 232,6, junto à empresa Navegantes Limpeza Urbana Ltda.
ATENÇÃO! Esses resíduos não devem ser colocados junto aos pontos de contentores (como demonstrado nas imagens), e sim, dispostos em frente a residência do gerador do resíduo no dia agendado da coleta.
Resíduos eletroeletrônicos
O município dispõe de um ponto fixo de coleta de resíduos eletroeletrônicos, chamado Ecoponto e que está situado aos fundos do prédio da Prefeitura, com acesso pela Rua Marechal Floriano Peixoto e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
São recebidos resíduos eletroeletrônicos como eletrodomésticos, televisores, computadores, notebooks, geladeiras, impressoras, micro-ondas, celulares.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pelo fone/Whatsapp (54) 3461-8881.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Secretaria do Meio Ambiente
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura