Paciente que positivou já
está recuperado e passa bem.
A Secretaria Municipal da Saúde divulgou hoje, quarta, 17, o primeiro caso confirmado da Varíola dos Macacos (Monkeypox) no município.
O resultado chegou no final da tarde de ontem ao Centro Municipal da Saúde, enviado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde-Lacen, após análise do material colhido no município. O paciente positivado já está recuperado e está bem de saúde.
Até agora, o Rio Grande do Sul tem 54 casos confirmados e outros 230 em análise. Com esse caso confirmado na cidade, a secretaria solicita aos moradores que observem e redobrem os cuidados. Vamos entender melhor esse problema?
O que é a Varíola dos Macacos?
A MonKeypox (Varíola dos Macacos), é uma doença causada pelo Monkeypox vírus (MPV).
Sintomas principais
Erupção cutânea (lesões, bolhas, crostas) em diferentes formas. Podem afetar todo o corpo, incluindo rosto, palmas e plantas das extremidades e órgãos genitais.
Outros sintomas frequentes
Febre, dor de cabeça, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dores musculares e falta de energia, onde todas as pessoas que forem expostas ao vírus, podem se infectar e desenvolver a doença, independentemente de idade, sexo ou outras características.
Como é transmitida?
É transmitida principalmente por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), mas principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos e superfícies contaminadas. O período de transmissão da doença se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Medidas de Prevenção
O que fazer se você sentir os sintomas?
Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para atendimento.
Durante o isolamento em casa, o que fazer?
Em caso de suspeita ou confirmação de infecção por Monkeypox, recomenda-se o isolamento durante todo o período indicado pelo profissional de saúde que atendeu você. Este isolamento será realizado em casa, de acordo com as seguintes orientações:
Na sua casa você deve:
Cuidados com o seu corpo
Outras recomendações para você e sua família
O período do isolamento será recomendado pelo médico. Esse período depende da cicatrização completa das lesões (feridas) na pele. Pessoas que tiveram contato com o paciente, mas não tem nenhum sintoma, não têm recomendação de permanecer em isolamento.
Por Assessoria de Imprensa em colaboração com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde RS-CEVS
Imagem: Freepik
Avaliação envolveu 1.720 estudantes e destacou avanços no aprendizado
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Nova data se estende até 31 de dezembro de 2026. Porém, espaços situadas em um raio de 500 metros da Prefeitura deverão ser concluídos até julho de 2026
Os familiares ou responsáveis devem realizar agendamento prévio e apresentar documentação completa para efetivar a matrícula
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Obra chega a 30% de execução e segue com previsão de entrega dentro do cronograma