Na manhã desta terça-feira, 05, as alunas Larissa Flach e Letícia Monique Grings junto a professora Marina Paim Gonçalves, da turma 302 da EEEM Elisa Tramontina, estiveram no Telecentro de Carlos Barbosa para apresentar a turma da oficina de smartphone, que objetiva a inclusão digital dos idosos, o protótipo do Projeto Bulas: A tecnologia aliada à saúde, desenvolvido por elas e com a orientação da professora Sandra Seleri.
O projeto consiste na criação de um aplicativo de celular que auxilia no acesso, leitura e compreensão das bulas de remédios de uma maneira facilitada. Através de uma leitura ampliada das bulas, informações por áudio e uso de QR Codes com orientações sobre o consumo de medicamentos.
É gerado um QR Code e ao acessar, a pessoa recebe uma lista de medicamentos onde dentro dessa lista, existem três tipos de bula, sendo: bula resumida, bula com ampliação da fonte da letra e bula em áudio.
A iniciativa visa oferecer uma alternativa às bulas tradicionais que são impressas e contam com letras muito pequenas.
Por ser ainda um experimento, a lista dos remédios existentes dentro do aplicativo ainda é pequena, porém, através das experiências realizadas com as alunas do Telecentro, Larissa e Letícia podem compreender melhor o que ainda precisa ser alterado no projeto, quais as dificuldades encontradas para manuseio do aplicativo e quais os remédios mais utilizados por eles que seria necessário conter dentro do mesmo.
Na próxima quinta-feira, 14, as alunas estarão novamente no Telecentro para apresentar o protótipo a outra turma, com objetivo de qualificar cada vez mais o projeto.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Rafaela B. Steffani
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.