Benefício pode ser integral ou parcial, conforme avaliação socioeconômica e disponibilidade anual de atendimentos.
A Administração Municipal, por meio das Secretarias da Administração e da Assistência Social e Habitação, reforça a importância do Programa de Cremação Social — uma iniciativa humanitária e ambientalmente responsável, criada para amparar famílias em momentos de luto e oferecer uma alternativa viável ao sepultamento tradicional.
Instituído em 2022 no município, o programa assegura cobertura total dos custos com a cremação para famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Para aquelas que não atendem a esse critério, é possível solicitar subsídio de até 50% do valor do serviço.
Além de oferecer dignidade e amparo às famílias barbosenses, o programa também contribui com a sustentabilidade urbana, reduzindo o impacto ambiental e colaborando com a economia de espaço físico no Cemitério Municipal Jardim da Paz.
Atualmente, o programa contempla até 24 cremações gratuitas e 60 com subsídio parcial por ano. A concessão do benefício está condicionada à disponibilidade anual, à comprovação de residência do falecido no município e à avaliação técnica da condição socioeconômica da família, realizada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação.
O benefício inclui o translado, o serviço completo de cremação e a entrega da urna com as cinzas. Caso a família opte por uma cerimônia personalizada ou por um modelo de urna diferenciado, o pagamento da diferença será de sua responsabilidade, sendo o repasse público limitado ao valor estipulado no contrato com a empresa prestadora do serviço. Ainda, o Cemitério Municipal não permite a aquisição de gavetas para o depósito das cinzas, sendo autorizada somente a concessão de uso de columbários.
Além de prestar um importante apoio social em um momento delicado, o Programa de Cremação Social também contribui para a preservação ambiental, ao evitar a contaminação dos solos, e favorece o uso consciente do espaço público, ao minimizar a demanda por novas áreas destinadas a sepultamentos.
Mais informações podem ser verificadas no Decreto n.º 4.073/2023, diretamente com a Secretaria de Assistência Social e Habitação pelo telefone (54) 3433-2903 ou com a Secretaria da Administração pelo (54) 3461-8813.
Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Sandro Darsie
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.
Cerimônia marca o início das comemorações da Semana da Pátria no município.
Metas foram atingidas pelo esforço de todos os profissionais e também pelo engajamento da população.