Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Assistência Social e Habitação 09 de Julho de 2025 às 15:00

Programa de Cremação oferece apoio a famílias em vulnerabilidade social

Benefício pode ser integral ou parcial, conforme avaliação socioeconômica e disponibilidade anual de atendimentos.


A Administração Municipal, por meio das Secretarias da Administração e da Assistência Social e Habitação, reforça a importância do Programa de Cremação Social — uma iniciativa humanitária e ambientalmente responsável, criada para amparar famílias em momentos de luto e oferecer uma alternativa viável ao sepultamento tradicional.

Instituído em 2022 no município, o programa assegura cobertura total dos custos com a cremação para famílias em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Para aquelas que não atendem a esse critério, é possível solicitar subsídio de até 50% do valor do serviço.

Além de oferecer dignidade e amparo às famílias barbosenses, o programa também contribui com a sustentabilidade urbana, reduzindo o impacto ambiental e colaborando com a economia de espaço físico no Cemitério Municipal Jardim da Paz.

Atualmente, o programa contempla até 24 cremações gratuitas e 60 com subsídio parcial por ano. A concessão do benefício está condicionada à disponibilidade anual, à comprovação de residência do falecido no município e à avaliação técnica da condição socioeconômica da família, realizada pela Secretaria de Assistência Social e Habitação.

O benefício inclui o translado, o serviço completo de cremação e a entrega da urna com as cinzas. Caso a família opte por uma cerimônia personalizada ou por um modelo de urna diferenciado, o pagamento da diferença será de sua responsabilidade, sendo o repasse público limitado ao valor estipulado no contrato com a empresa prestadora do serviço. Ainda, o Cemitério Municipal não permite a aquisição de gavetas para o depósito das cinzas, sendo autorizada somente a concessão de uso de columbários.

Além de prestar um importante apoio social em um momento delicado, o Programa de Cremação Social também contribui para a preservação ambiental, ao evitar a contaminação dos solos, e favorece o uso consciente do espaço público, ao minimizar a demanda por novas áreas destinadas a sepultamentos.

Mais informações podem ser verificadas no Decreto n.º 4.073/2023, diretamente com a Secretaria de Assistência Social e Habitação pelo telefone (54) 3433-2903 ou com a Secretaria da Administração pelo (54) 3461-8813.


Por Assessoria de Imprensa
Imagem: Sandro Darsie

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé