No último dia 26, a Secretaria de Educação de Carlos Barbosa realizou um encontro de Boas Práticas na EMEF Prefeito José Chies, reunindo os professores alfabetizadores das escolas municipais.
O objetivo principal do evento foi incentivar os educadores a desenvolverem projetos em sala de aula voltados para alunos com dificuldades na alfabetização, por meio da troca de experiências entre eles. A intenção é estimular o lado criativo dos professores em prol das crianças.
Segundo especialistas, as dificuldades de aprendizagem referem-se a dificuldades, atrasos ou desordens na assimilação de comandos e informações em geral. Essas dificuldades podem ter diversas origens, tanto relacionadas a comprometimentos no cérebro quanto a conflitos pessoais, culturais e sociais. É importante ressaltar que ter dificuldade de aprendizagem não significa que o aluno seja incapaz de aprender, pois todas as pessoas possuem essa capacidade.
No entanto, as dificuldades de aprendizagem precisam ser abordadas e receber intervenção na sala de aula o mais cedo possível. Quanto mais cedo forem detectadas e atuadas pelos professores, menores serão as lacunas e os efeitos decorrentes desse problema. Pessoas nessa situação podem, com o auxílio da escola, da família e de terapeutas, desenvolverem estratégias para lidar com suas dificuldades. Intervir precocemente aumenta e melhora as chances de sucesso escolar e, consequentemente, na vida. Caso isso não ocorra, além das consequências já esperadas, podem surgir frustrações, baixa autoestima e outros problemas.
Esses encontros têm sido muito valorizados pelos professores devido à riqueza das trocas de experiências, que acabam complementando as práticas adotadas. Ao longo do ano, grupos de professores de diferentes áreas e faixas etárias se reúnem com esse propósito.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria da Educação
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.
População poderá indicar prioridades em educação, saúde e pavimentação para inclusão nas leis orçamentárias municipais.
EMEI Arco-Íris e EMEF Nossa Senhora Aparecida, estão recebendo melhorias na segurança e no conforto para valorizar alunos e educadores.