No último dia 26, a Secretaria de Educação de Carlos Barbosa realizou um encontro de Boas Práticas na EMEF Prefeito José Chies, reunindo os professores alfabetizadores das escolas municipais.
O objetivo principal do evento foi incentivar os educadores a desenvolverem projetos em sala de aula voltados para alunos com dificuldades na alfabetização, por meio da troca de experiências entre eles. A intenção é estimular o lado criativo dos professores em prol das crianças.
Segundo especialistas, as dificuldades de aprendizagem referem-se a dificuldades, atrasos ou desordens na assimilação de comandos e informações em geral. Essas dificuldades podem ter diversas origens, tanto relacionadas a comprometimentos no cérebro quanto a conflitos pessoais, culturais e sociais. É importante ressaltar que ter dificuldade de aprendizagem não significa que o aluno seja incapaz de aprender, pois todas as pessoas possuem essa capacidade.
No entanto, as dificuldades de aprendizagem precisam ser abordadas e receber intervenção na sala de aula o mais cedo possível. Quanto mais cedo forem detectadas e atuadas pelos professores, menores serão as lacunas e os efeitos decorrentes desse problema. Pessoas nessa situação podem, com o auxílio da escola, da família e de terapeutas, desenvolverem estratégias para lidar com suas dificuldades. Intervir precocemente aumenta e melhora as chances de sucesso escolar e, consequentemente, na vida. Caso isso não ocorra, além das consequências já esperadas, podem surgir frustrações, baixa autoestima e outros problemas.
Esses encontros têm sido muito valorizados pelos professores devido à riqueza das trocas de experiências, que acabam complementando as práticas adotadas. Ao longo do ano, grupos de professores de diferentes áreas e faixas etárias se reúnem com esse propósito.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Secretaria da Educação
Iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância social e econômica dos tributos e promover a transparência na gestão pública
Coleções lúdicas foram entregues às instituições municipais de ensino
Ferramenta interativa permite acompanhar, em tempo real, todas as obras realizadas no município desde 2019
Evento será realizado no dia 29 de outubro, no CTG Trilha Serrana, com participação do palestrante Marco Cassel
Banca de Trocas da Biblioteca Municipal, estandes de comercialização de livros e outras atrações seguem movimentando a Feira
O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 20h, no CEIT, com entrada franca
As obras facilitam o acesso às comunidades com melhores condições de trafegabilidade
Premiação foi realizada em meio à 33ª Feira do Livro