A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte – Proarte, está encaminhando o registro de três patrimônios culturais imateriais do Município de Carlos Barbosa. Um deles é o dialeto bergamasco, a variedade do italiano dos imigrantes que colonizaram a região do Cinco da Boa Vista.
O destaque sobre o bergamasco e outros elementos da cultura local integra a 3ª Edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, incentivada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
Neste ano, a data comemorativa aborda a temática da educação patrimonial, que a Proarte agregou com o tema de 2020 sobre patrimônio imaterial, propondo o conhecimento e a reflexão da comunidade sobre formas de expressão; modos de criar, viver e fazer; criações artísticas e científicas; saberes tradicionais; esportes; manifestações lúdicas; celebrações e os lugares.
Para marcar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a Proarte vai lançar um ebook no próximo sábado, 14 de agosto. O material, que poderá ser acessado pela comunidade em geral por meio do site oficial do Município, conterá conceitos de patrimônio imaterial, um panorama sobre a legislação municipal que trata do tema e os registros que estão sendo trabalhados pela Fundação.
Também estão sendo elaborados os levantamentos documentais para registros do ofício de vimeiro e da nota de falecimento veiculada no alto-falante da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe de Deus.
Escolas e entidades do município seguirão novo trajeto pela Rua Rio Branco; Veja alterações no trânsito.
Iniciativa reforça a importância do cuidado contínuo diante do tumor maligno de maior incidência no país.
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.