A Fundação de Cultura e Arte – Proarte chega ao final de 2022 com uma série de ações desenvolvidas ao longo do ano. São eventos e articulações que procuraram “abraçar” o máximo de segmentos da cultura barbosense e também fomentar o cenário regional.
Entre os eventos tradicionais do calendário, a Proarte realizou a encenação da Paixão de Cristo, a organização da decoração das ruas centrais para a procissão de Corpus Christi, o Festival da Canção e levou para a Rua Coberta a 30ª edição da Feira do Livro.
A entidade desenvolveu eventos inéditos para experimentar potenciais, aproximar fazedores culturais, valorizar e movimentar a área. Entre as novidades, os barbosenses puderam curtir os festivais de Pintura, Relíquias, Teatro, Quadrinhos, Literatura Infantil e Consciência Negra.
Também teve destaque no ano a realização do Concurso Literário Município de Carlos Barbosa, que recebeu 281 trabalhos de todo o país e resultou na publicação de livro com os textos premiados. A Proarte ainda atuou na coordenação da Vila das Etnias, novidade paralela ao Festiqueijo.
“Tivemos um ano de trabalho intenso para recuperar o ímpeto artístico e cultural que foi muito prejudicado pela pandemia. Analisamos segmentos que estavam em segundo plano e procuramos dar uma vitrine, incentivar, movimentar. Queremos seguir mostrando para a comunidade que a Cultura é uma área essencial para nossa qualidade de vida”, diz Eliseu Demari, diretor-presidente da Proarte.
Um relatório resumido de ações editado pela fundação também registra a revisão do Plano Municipal de Cultura, empresas e órgãos parceiros e ações em torno da preservação do patrimônio histórico. O material pode ser acessado neste link.
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.
Secretaria da Fazenda facilitou o pagamento aos contemplados para recebimento do valor via PIX ou transação bancária.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.