A Administração Municipal está focada em realizar uma série de obras de calçamento para aprimorar as vias urbanas do município. Esses esforços são conduzidos pela Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas em parceria com os moradores locais.
Um das obras de calçamento em andamento é na rua Irmão José Otão, situada no bairro Triângulo. Com uma área de aproximadamente 600 metros quadrados, essa obra é um investimento direto da Prefeitura. Para otimizar os custos, materiais remanescentes de obras anteriores estão sendo reaproveitados, incluindo pedras retiradas no asfaltamento da Buarque de Macedo. A conclusão dessa obra está prevista para a primeira semana de junho, considerando as condições climáticas favoráveis.
Parceria com os moradores é fundamental
Outras obras de pavimentação que estão em andamento, destaca-se a rua Leonilda Maffacioli Baldasso, localizada no bairro São Paulo, que possui cerca de 560 metros quadrados, e a rua Rui Ramos, no Centro, com uma extensão de 1.800 metros quadrados.
Nesse modelo de colaboração, o Poder Público disponibiliza serviços de terraplanagem, brita pulverizada e tubos para drenagem de águas pluviais. Por sua vez, os moradores são responsáveis pela contratação da mão de obra para a construção das vias, instalação dos tubos, aquisição de guias, sarjetas e materiais como paralelepípedos ou blocos intertravados de concreto (PAVS), conforme estabelecido pela Lei 1702/2003.
Destaca-se que a rua Rui Ramos desempenha um papel fundamental na conectividade entre o Centro e os bairros Vitória, Vila Nova e Navegantes, proporcionando acesso e mobilidade para os moradores e visitantes que utilizam essa via diariamente. Com as novas obras, a Administração Municipal visa proporcionar maior conforto para pedestres e motoristas que transitam por estes locais.
Caso haja interesse em obter mais informações sobre os projetos de calçamento em andamento ou sobre a construção de calçadas, os cidadãos podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento, Serviços e Vias Urbanas pelo telefone (54) 3433-2921.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Sandro Darsie e Jurandir Bondan
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.
Comunidade cultural é convidada a participar do planejamento de verbas para a Cultura