Nesta quarta-feira (05) pela manhã, a Assessoria de Imprensa da prefeitura acompanhou a equipe de recolhimento de galhos do Município para conhecer o novo equipamento que tritura galhos transformando em serragem e composto orgânico. Anteriormente, uma grande quantidade de galhos, caules, troncos e sobras de plantas eram recolhidos e levados até um terreno municipal para deixá-los secar.
Conforme o responsável pela equipe, Giolvani Tibola, antes eram necessárias cerca de oito a 10 viagens diárias com um caminhão, passando por vários bairros da cidade recolhendo os galhos e levando até um terreno municipal onde são acondicionados. Com a introdução do novo equipamento, o caminhão segue para vários bairros em uma única vez, onde os galhos e troncos de até 30 cm de diâmetro são triturados e o material resultante se transforma em um ótimo composto para ser utilizado nas praças e demais áreas do município.
O equipamento
O triturador de galhos da marca Lippel, modelo PTU 300, foi adquirido com recursos do Município, em um investimento de R$ 282.000,00. Ele tritura os galhos recolhidos após a poda ou corte de árvores, transformando-os em pedaços bem pequenos. Após triturados, servem para produzir adubo orgânico.
Vale lembrar que a equipe passou por treinamento no manuseio do equipamento.
Veja neste vídeo como ele funciona.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Data limite foi no último sábado (26) e a próxima fase será de análise documental e divulgação da pontuação dos inscritos.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.
Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
O veículo, uma picape Frontier Attack 4x4, está personalizado e preparado para atuação operacional.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede municipal quanto estadual, devem regularizar seu cadastro para receber o documento e utilizar o serviço.
Treinamento gratuito será no dia 27 de agosto e orienta produtores sobre a emissão digital obrigatória que substitui o talão de papel.