Nesta quarta-feira (05) pela manhã, a Assessoria de Imprensa da prefeitura acompanhou a equipe de recolhimento de galhos do Município para conhecer o novo equipamento que tritura galhos transformando em serragem e composto orgânico. Anteriormente, uma grande quantidade de galhos, caules, troncos e sobras de plantas eram recolhidos e levados até um terreno municipal para deixá-los secar.
Conforme o responsável pela equipe, Giolvani Tibola, antes eram necessárias cerca de oito a 10 viagens diárias com um caminhão, passando por vários bairros da cidade recolhendo os galhos e levando até um terreno municipal onde são acondicionados. Com a introdução do novo equipamento, o caminhão segue para vários bairros em uma única vez, onde os galhos e troncos de até 30 cm de diâmetro são triturados e o material resultante se transforma em um ótimo composto para ser utilizado nas praças e demais áreas do município.
O equipamento
O triturador de galhos da marca Lippel, modelo PTU 300, foi adquirido com recursos do Município, em um investimento de R$ 282.000,00. Ele tritura os galhos recolhidos após a poda ou corte de árvores, transformando-os em pedaços bem pequenos. Após triturados, servem para produzir adubo orgânico.
Vale lembrar que a equipe passou por treinamento no manuseio do equipamento.
Veja neste vídeo como ele funciona.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Imunização é oferecida gratuitamente na Sala de Vacinas e reforça a prevenção contra a doença
Serviços municipais terão mudanças de horário nos dias 16 e 17 de fevereiro
Evento celebra a cultura germânica com cervejarias locais, gastronomia e atrações musicais no Parque da Estação
Secretaria de Saúde reforça alerta à população sobre os riscos do acúmulo de água parada
Rede municipal inicia ano letivo nas escolas de ensino fundamental
Capacitação abordou boas práticas de manipulação e higienização de alimentos nas cozinhas escolares
Materiais orientam o contribuinte sobre como gerar a guia pelo site do município ou pelo aplicativo Barbosa Digital
Capacitação promovida pela Secretaria da Educação integra a Operação Rodovida 2025/2026 e reforça a segurança no transporte de estudantes da rede municipal