A Prefeitura de Carlos Barbosa participou de um projeto cultural que marca os 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
Um conjunto de três livros conta a história da colonização no Estado em mais de 1.200 páginas e ao município cabe parcela deste resgate histórico como um dos primeiros territórios a receber os imigrantes a partir de maio de 1875.
O material sobre a ligação de Carlos Barbosa com a história da imigração italiana consta no Volume 3, reservado às cidades decorrentes da colonização.
O município também é representado no projeto com um artigo assinado pelo barbosense Ivanir Migotto, mais conhecido como Boca. Pesquisador da área do cinema, ele é autor do texto “Foi ao cinema e salvou a história”, que trata da relação entre a imigração italiana e a produção audiovisual, publicado no Volume 1 da obra.
O município adquiriu 30 boxes da obra e em breve os livros estarão disponíveis para a comunidade na Biblioteca Pública Municipal Padre Arlindo Marcon.
O projeto foi organizado por Ademir Antonio Bacca e Luis H. Rocha e reúne 200 autores nas mais diversas áreas.
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.