Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Assistência Social e Habitação 06 de Novembro de 2025 às 10:00

Município inaugura o projeto “Banco Vermelho” em ação pelo fim da violência contra a mulher

Ação conjunta entre COMDIM e Secretaria de Assistência Social destaca importância da prevenção e denúncia


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Habitação, promoverá, no dia 25 de novembro, às 10h30, a inauguração do projeto Banco Vermelho nas dependências do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Carlos Barbosa. A iniciativa simboliza o compromisso do município com o combate à violência contra mulheres.

O Banco Vermelho faz parte de um movimento internacional de conscientização sobre o feminicídio e a violência de gênero. Criado para lembrar as mulheres que perderam a vida em decorrência da violência doméstica, o projeto também ressalta o papel da sociedade na prevenção desse tipo de crime. A cor vermelha representa o sangue derramado por essas vítimas, enquanto o banco vazio simboliza a ausência de cada mulher que teve sua história interrompida.

De acordo com dados nacionais, uma em cada três mulheres brasileiras já foi vítima de algum tipo de violência doméstica. Esse número evidencia a urgência de ações concretas e contínuas no enfrentamento à violência de gênero e destaca a importância de espaços públicos e simbólicos que promovam reflexão, empatia e engajamento coletivo para a transformação dessa realidade.

A proposta do Banco Vermelho surgiu na Itália, em 2016, e desde então se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil como uma das formas mais impactantes de chamar a atenção para o tema. Em diversos municípios brasileiros, bancos vermelhos foram instalados em espaços públicos e instituições, acompanhados de frases e mensagens que incentivam a denúncia e o rompimento do silêncio.

Em Carlos Barbosa, a instalação do Banco Vermelho integra a programação da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, que busca sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência que atingem meninas e mulheres, promovendo conscientização e mobilização social.

Com essa inauguração, o município busca impulsionar a promoção dos direitos humanos, a prevenção da violência e o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, por meio da atuação conjunta entre o COMDIM e a Secretaria de Assistência Social e Habitação.


Assessoria de Imprensa em conjunto com Secretaria de Assistência Social e Habitação
Arte: Sandro Darsie

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé