Iniciativa da Secretaria da Fazenda fortaleceu a arrecadação municipal e ampliou a adesão espontânea dos contribuintes
A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Fazenda, realizou no ano passado, uma campanha de regularização de débitos junto aos contribuintes, visando incentivar a quitação de pendências tributárias e financeiras em atraso, como IPTU de anos anteriores, ISS fixo, taxas, alvarás e outros serviços municipais.
A ação começou com uma etapa de contatos diretos com munícipes entre os dias 31 de março e 4 de abril, quando servidores da secretaria entraram em contato para convocar os contribuintes a comparecerem à Prefeitura e regularizarem seus débitos, complementada por atendimento presencial especial em um sábado para esclarecer dúvidas e facilitar o processo.
Conforme o Secretário da Fazenda, Samuel Ritter, “a iniciativa se estendeu por boa parte do ano, consolidando uma campanha estruturada — diferente de exercícios anteriores — com foco na cobrança ativa e na orientação dos contribuintes para a regularização fiscal.”
Após os contatos, os contribuintes puderam acertar suas pendências até a data limite de 31 de dezembro de 2025. Veja abaixo os resultados da campanha.
Contribuintes que regularizaram seus débitos
Ao longo de 2025, 1.522 contribuintes quitaram suas pendências junto ao Município, demonstrando uma adesão significativa às ações de cobrança e orientação promovidas pela Secretaria da Fazenda.
Valor total arrecadado
A regularização de débitos trouxe ao Município R$ 3.917.657,04 em receitas, divididos entre:
Esses números foram avaliados pela Secretaria como expressivamente positivos, "sobretudo quando comparados há anos anteriores em que as ações de cobrança não eram tão estruturadas ou contínuas, o que traduziu um avanço significativo na gestão da arrecadação municipal", conforme destacou o secretário.
Além dos contatos realizados pela equipe da Fazenda, a campanha também gerou um efeito indireto: muitos contribuintes passaram a buscar informações e verificar suas pendências por iniciativa própria, impulsionados pela divulgação e pelas comunicações feitas pela secretaria.
Aplicação dos recursos arrecadados
Os valores obtidos com a regularização dos débitos estão sendo destinados às prioridades e demandas da Administração Municipal, contribuindo para:
Este balanço final reforça que uma atuação proativa da Secretaria da Fazenda, combinada com campanhas de comunicação e atendimento acessível, pode ampliar a regularização fiscal e fortalecer as bases financeiras do município para atender melhor seus cidadãos.
Por Assessoria de Imprensa
Vagas são limitadas a 800 atletas; inscrições podem ser realizadas até 26 de junho através do site do Sesc
Intérpretes da região podem se inscrever nas categorias Livre e Juvenil
Cerimônia reuniu 52 integrantes que aprenderam dez ritmos tradicionais gaúchos
Pesquisa teve como foco a elaboração de projetos para a Mostra Científica
Iniciativa reuniu coleta de eletroeletrônicos, vidro e óleo de cozinha usado, além da doação de mudas nativas e ações de educação ambiental
Competição será realizada no dia 19 de julho, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, e contará com 12 equipes na disputa
População é orientada a evitar circulação nas ruas Bom Princípio, Flores da Cunha e Alberto Pasqualini durante execução dos serviços
Palestra possibilita auxiliar profissionais da linha de frente em saúde a diagnosticar pacientes com doenças mentais e que enfrentam as micro violências ligadas ao ambiente ocupacional