Equipes receberam mais informações sobre técnicas para realizar podas corretas e eficientes
A Administração Municipal promoveu, na manhã desta segunda-feira, 20, um treinamento técnico sobre a realização de podas de árvores para os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e para os secretários municipais da Agricultura e do Planejamento, Serviços e Vias Urbanas. A bióloga Sidamaia Frizon foi quem realizou a qualificação.
A capacitação buscou atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos sobre manejo da arborização urbana, garantindo que os serviços sejam executados de acordo com as boas práticas técnicas e a legislação ambiental vigente. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela realização de podas em árvores localizadas em passeios públicos e áreas públicas do município, como praças e parques.
Durante o treinamento, foram abordados os critérios para a realização de podas, destacando que esse procedimento deve ocorrer apenas quando houver real necessidade. Entre as principais finalidades da poda estão a remoção de galhos secos, doentes ou desvitalizados, a limpeza da copa, a condução adequada do crescimento e do desenvolvimento da árvore, bem como a eliminação de conflitos com estruturas urbanas, como fiação, placas de sinalização, edificações, vias de circulação de veículos e passagem de pedestres.
Também foi reforçado que a poda drástica deve ser evitada, por constituir infração ambiental. Como orientação técnica, a remoção da copa não deve ultrapassar, em regra, 30% da copa da árvore, preservando sua saúde, estabilidade e capacidade de desenvolvimento.
Importante. A Prefeitura destaca que, quando a árvore está em contato com a fiação elétrica, o pedido deve ser realizado na concessionária de energia, a qual é responsável por realizar a poda dos galhos que estiverem em contato com a rede elétrica.
A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que a capacitação contínua dos servidores é fundamental para garantir que as podas sejam realizadas de forma técnica, responsável e segura, promovendo a conservação da arborização urbana e a qualidade de vida da população.
Para mais informações acerca de poda de arborização urbana, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone (54) 3461-8881.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria do Meio Ambiente
Provas objetivas acontecem na UCS, em Caxias do Sul
O município busca incentivar a população a votar em projeto que visa criar/fortalecer um espaço de acolhimento institucional na região
Solenidade de premiação acontece em meio à 34ª Feira do Livro de Carlos Barbosa
A 15ª edição reuniu oito equipes para a competição
Encontro estratégico definiu diretrizes de prevenção, planejamento e ajustes na frota para o período de chuvas previsto até novembro
Os produtos foram aplicados em locais que apresentam maiores índices de aparecimento de baratas e roedores
O agraciamento fortifica os laços da Prefeitura com o CEC, visando à proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes