Comunidade pode participar respondendo o questionário e contribuindo com a pesquisa.
A Administração Municipal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS), está desenvolvendo um estudo denominado Plano Municipal e Regional de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
O PMMA, conforme estabelece a Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/2006 e Decreto nº 6.660/2008), permite que os municípios localizados no bioma da Mata Atlântica atuem na preservação e recuperação das florestas nativas, estabelecendo ações prioritárias para a conservação ambiental.
O trabalho coordenado pela UCS tem prazo até o final de 2026 para ser apresentado a cada município, por meio de um relatório que indicará medidas e recomendações para que cada cidade implemente as melhorias necessárias dentro de seus limites municipais.
Segundo a UCS, o PMMA está em fase intermediária de desenvolvimento em Carlos Barbosa. No momento, a macro etapa de diagnóstico está sendo elaborada, a qual será finalizada com uma Consulta Pública para validação. Destaca-se a Área de Proteção Ambiental dos Arroios Doze e Dezenove, que ocupa cerca de 11% da área municipal, a qual foi criada visando promover mecanismos de proteção aos recursos hídricos. Esta já pode ser considerada uma área prioritária para as quais serão elaboradas ações para potencialização do seu uso sustentável.
Do levantamento dos remanescentes, ainda serão realizados levantamentos de campo para caracterização da vegetação local, além de estar em curso a aplicação do questionário de percepção social, com o objetivo de agregar informações sobre o conhecimento da população sobre o Bioma e dados de observação de flora e fauna a respeito do Bioma Mata Atlântica.
A participação da população é imprescindível para a elaboração de um plano que reflita a realidade local e seja aplicável.
A população pode colaborar com este estudo!
A participação da comunidade é fundamental para a elaboração de estudos como este. Por isso, o grupo de pesquisa que reúne o Município e a UCS elaborou um questionário para ser respondido pela população, com o objetivo de ajudar a direcionar as ações do plano. Para participar, basta acessar o link ou escanear o QR Code disponível na imagem do card desta matéria.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone (54) 3461-8881.
Por Assessoria de Imprensa
Imagens: Reprodução UCS
Plataforma interativa oferece consulta de dados e mapas, promovendo transparência e participação cidadã.
Três dias de apresentações e exposições celebram o talento e a criatividade dos estudantes barbosenses.
“Guarda Municipal Cidadã” atua como polícia de proximidade, com educação preventiva, aproximação e escuta e campanhas temáticas para promover segurança e confiança mútua em Carlos Barbosa.
Obra oferece estrutura moderna para lazer, esporte e integração social no Bairro Triângulo.
Representantes do Executivo integram comitiva organizada pelo CISGA que reúne cerca de 28 municípios.
São doze confirmadas na disputa para representar o festival e o município pelos próximos dois anos.
Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.
Iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e garantir proteção contínua.