Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio 01 de Outubro de 2025 às 16:10

Carlos Barbosa participa da criação da Associação Rota dos Capitéis

Cidade integra a iniciativa ao lado de outros oito municípios, unidos pelo propósito de fortalecer o turismo, a cultura e a fé na Serra Gaúcha.


A Administração Municipal marcou presença em um importante momento para o turismo e a cultura regional. No último dia 29 de setembro, a sede da CISGA, em Garibaldi, recebeu a Assembleia de Instituição e Constituição da Associação Rota dos Capitéis – Caminhos de Imigração e Fé, iniciativa que une nove municípios da Serra Gaúcha em torno da valorização da história, da fé e das tradições trazidas pelos imigrantes.

Representando Carlos Barbosa, estiveram presentes a Vice-prefeita Beatriz Martin Bianco e o Secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio, Fabio Rogerio Basso, reforçando o compromisso do município em integrar e fortalecer projetos que promovam o desenvolvimento turístico aliado à preservação da identidade cultural e religiosa da região.

O ato também contou com a participação do Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon, além de prefeitos dos municípios fundadores. Idealizado pela CIC/BG, o projeto reúne as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Pinto Bandeira, Carlos Barbosa, Santa Teresa, Monte Belo do Sul, Boa Vista do Sul, Coronel Pilar e Imigrante.

Carlos Barbosa é a segunda cidade em número de bens inventariados

Em Carlos Barbosa, o levantamento identificou 83 patrimônios religiosos: 44 capitéis, 34 capelas, 2 igrejas e 3 grutas, o que posiciona o município como o segundo com maior número de bens inventariados. Esses pontos compõem três rotas turísticas locais, que revelam a riqueza cultural e espiritual presente em cada comunidade. Veja aqui o mapeamento de cada ponto realizado no município.

A presença da vice-prefeita Bea e do secretário Fabio reforça a importância da união entre os municípios para dar visibilidade a este roteiro único, que resgata a memória da imigração italiana e a devoção que atravessa gerações, consolidando a Serra Gaúcha como referência em turismo cultural e religioso.


Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Acervo de Fabio R. Basso

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé