A Cooperativa Escolar União, iniciou no mês de Maio, a fabricação de sabão em barra
com seu próprio objeto de aprendizagem que é o óleo vegetal e animal e está sendo comercializado a R$3,50 a barra.
Virou realidade. A construção da máquina para fazer sabão, por meio da Cooperativa Escolar União, fundada pela EMEF Salvador Bordini localizada no Cinco da Boa Vista, com a parceria da empresa AMB Máquinas e Ferramentas e auxílio de um engenheiro, tornando a ideia do papel para a concretização.
Na última semana, a máquina foi apresentada com a participação do construtor e engenheiro Adonir de Almeida, juntamente com a diretora da escola Adriana Audibert, vice-prefeita Beatriz M. Bianco, secretária da educação Roneide Maria dos Santos, e coordenadora educacional Fernanda Atuatti.
Lembrando que, a Escola Salvador Bordini é um ponto de coleta de resíduos de óleo permanente. O que não é utilizado na fabricação do sabão é comercializado juntamente com uma empresa coletora de óleo.
Como surgiu a ideia da máquina de sabão
Em 2006, a EMEF Salvador Bordini, iniciou um projeto chamado “Curando uma das dores do mundo”, com objetivo de recolher pilhas usadas e resíduos de óleo vegetal e animal na comunidade. Com relação as pilhas, o comércio auxiliava ao dar um destino mas e o óleo? Foi um dos questionamentos feitos pelos professores aos alunos até que, um aluno respondeu que sua avó fazia sabão. Diante disto, a escola decidiu aprender com a comunidade como fazer sabão com o resíduo de óleo vegetal e animal.
No ano de 2007, a Escola fundou a Cooperativa Escolar União, projeto fundado pela professora Luciane Sauthier Dalcin, contou com o apoio da Cooperativa Sicredi Serrana de Carlos Barbosa e tem como objetivo de aprendizagem: o resíduo de óleo vegetal e animal recolhido na comunidade. Assim, a Cooperativa Escolar União, produziu sabão por mais de 10 anos.
Em 2017, a diretora atual da Escola, Adriana Basso Audibert, assumiu como professora Coordenadora da Cooperativa Escolar União. No mesmo ano, Adriana conheceu Adonir de Almeida, proprietário da AMB Máquinas e Ferramentas. Em uma de suas conversas, Adriana perguntou se o empresário já havia pensado em fazer uma máquina para fabricar sabão. Adonir, como pai de alunos da Escola, disse que conhecia o processo de fabricação.
Então, no ano de 2018, Adonir foi até a Escola, onde a coordenadora Adriana e os alunos do 9° ano o explicaram detalhadamente sobre o processo de fabricação do sabão além de ter sido discutido como este processo poderia se tornar automatizado. Adonir se empolgou com o projeto, conseguiu um engenheiro para auxiliar e foi assim que, juntamente com a professora Adriana e os alunos do 9° ano, iniciaram o projeto da máquina para fazer sabão.
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.
Cerimônia marca o início das comemorações da Semana da Pátria no município.
Metas foram atingidas pelo esforço de todos os profissionais e também pelo engajamento da população.