A doença tem cura, principalmente se diagnosticada e tratada nas fases iniciais.
Além do Maio Amarelo, movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito, temos o Maio Vermelho, uma campanha de conscientização ao câncer de boca. O câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, gengiva, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.
O tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção e excesso de gordura corporal são fatores de risco para desenvolvimento da doença. Outro fator, é a infecção pelo vírus HPV, que está relacionado a casos de câncer na cavidade oral.
Dentre os principais sintomas que se deve observar estão: lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, podendo apresentar sangramentos, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas presentes na boca, nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em fases mais avançadas da doença, a pessoa pode apresentar dificuldade para falar, mastigar ou engolir.
O câncer de boca é diagnosticado através do exame clínico da boca, um procedimento simples, realizado por dentistas ou médicos, em qualquer unidade de saúde. O tratamento pode ser feito através de cirurgia, radio e quimioterapia, terapia alvo, imunoterapia e tratamento paliativo, podendo ser feito de maneira isolada ou em combinação, dependendo do estágio da doença.
Cuidar com a higiene oral, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e fazer o uso de preservativo durante a prática de sexo oral, previne o desenvolvimento do câncer de boca.
Por Assessoria de Imprensa
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.
Cerimônia marca o início das comemorações da Semana da Pátria no município.
Metas foram atingidas pelo esforço de todos os profissionais e também pelo engajamento da população.