A doença tem cura, principalmente se diagnosticada e tratada nas fases iniciais.
Além do Maio Amarelo, movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito, temos o Maio Vermelho, uma campanha de conscientização ao câncer de boca. O câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, gengiva, bochechas, céu da boca (palato), língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.
O tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção e excesso de gordura corporal são fatores de risco para desenvolvimento da doença. Outro fator, é a infecção pelo vírus HPV, que está relacionado a casos de câncer na cavidade oral.
Dentre os principais sintomas que se deve observar estão: lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, podendo apresentar sangramentos, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas presentes na boca, nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em fases mais avançadas da doença, a pessoa pode apresentar dificuldade para falar, mastigar ou engolir.
O câncer de boca é diagnosticado através do exame clínico da boca, um procedimento simples, realizado por dentistas ou médicos, em qualquer unidade de saúde. O tratamento pode ser feito através de cirurgia, radio e quimioterapia, terapia alvo, imunoterapia e tratamento paliativo, podendo ser feito de maneira isolada ou em combinação, dependendo do estágio da doença.
Cuidar com a higiene oral, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e fazer o uso de preservativo durante a prática de sexo oral, previne o desenvolvimento do câncer de boca.
Por Assessoria de Imprensa
O comprovante de residência será verificado conforme critérios legais, e o uso de documentos falsos é passível de penalidades previstas em lei
Espaço disponibilizará livros para pessoas idosas cadastradas
Intervenções no Bairro Aparecida também incluem nova tubulação e substituição de galeria
Iniciativa busca ouvir fornecedores e aprimorar processos de compras públicas no município
Transferência ocorre no dia 17 de outubro e o serviço passará a funcionar na antiga Clínica das Especialidades
Alunos do 1º ano e do Pré B serão direcionados para escolas próximas de suas residências, conforme atualização recomendada pela Promotoria de Justiça
Saiba mais sobre a subprefeitura, as ações realizadas na comunidade e a estrutura de maquinário disponível.
Município é reconhecido como o berço da imigração polonesa no estado