Município trabalha para se adequar às normas estabelecidas por lei federal.
O prefeito Everson Kirch recebeu representantes da Corsan na tarde desta segunda-feira, 20, na sala de reuniões do Gabinete.
Estavam na reunião, além de Kirch, o setores de engenharia, ambiental e jurídico da prefeitura, além do superintendente da Corsan em Bento Gonçalves, Tiago Moraes Dellanhese, a assessora Carina da Cunha e demais engenheiros da estatal.
Entre outros assuntos de interesse de ambas as partes, foram debatidos a possível implantação do serviço Solutrat, que consiste na limpeza de fossa e filtro por sucção, um método mais eficiente e com destinação adequada dos efluentes. Também a implantação da estação de tratamento de esgoto, prevista para o bairro Navegantes, onde irá captar a maior parte dos resíduos da cidade. Essa obra está prevista para o município, seguindo a Lei nº 14.026/2020, que atualiza o marco legal do saneamento básico no país e prevê que todas as cidades devem alcançar a universalização dos serviços de saneamento até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto, reduzindo os despejos in natura em bacias e mares.
Kirch disse que a pauta discutida foi muito positiva e que tanto o município, quanto a Corsan, projetam implantar os sistemas dentro do prazo legal, para o bem estar da comunidade.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Sandro Darsie
Palestra com especialista acontecerá no dia 15 de maio, para profissionais que atuam no sistema de saúde do município.
Selo alusivo e programação relativa às imigrações foram lançados nesta tarde
Edição deste ano apresenta 25 expositores locais e acontece em paralelo ao Filó do FestiQueijo.
Etapa de avaliação dos textos prossegue até o final de julho
Serviços básicos e essenciais para o cidadão seguirão funcionando em horários específicos.
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.