Lei de implementação do Cordão de Girassol entrou em vigor no dia 12 de dezembro.
O Cordão de Girassol é um símbolo criado em 2016 em Londres, visando identificar pessoas que apresentam doenças ou transtornos ocultos que não são identificados à primeira vista como autismo, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), doenças inflamatórias intestinais e fobias intensas.
Sua importância transcende fronteiras, identificando quem precisa de ajuda, promovendo compreensão e inclusão. Contudo, muitos ainda desconhecem seu significado e sua importância. Por isso, há a necessidade da criação de uma lei sobre doenças ocultas, visando conscientizar o público e os estabelecimentos sobre o propósito do cordão de girassol na identificação das pessoas que enfrentam doenças invisíveis.
Pensando nisso, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, criou um projeto de lei para a implementação do Cordão de Girassol no Município. O projeto já foi aprovado e entrou em vigor no dia 12 de dezembro. Atualmente, está acontecendo a fase de cadastro, para posterior distribuição do cordão e crachás de identificação.
Esta lei busca garantir apoio, evitar discriminação e construir uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades de todos, independentemente de sua condição de saúde.
O Cordão de Girassol e a lei sobre doenças ocultas desempenham um papel fundamental na promoção da empatia, compreensão e igualdade para aqueles que enfrentam desafios invisíveis.
Para mais informações, busque pessoalmente a recepção do 2º andar do Centro Municipal de Saúde Helmo Sebastião Diello.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie
Ferramenta interativa permite acompanhar, em tempo real, todas as obras realizadas no município desde 2019
Evento será realizado no dia 29 de outubro, no CTG Trilha Serrana, com participação do palestrante Marco Cassel
Banca de Trocas da Biblioteca Municipal, estandes de comercialização de livros e outras atrações seguem movimentando a Feira
O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 20h, no CEIT, com entrada franca
As obras facilitam o acesso às comunidades com melhores condições de trafegabilidade
Premiação foi realizada em meio à 33ª Feira do Livro
Evento promovido pelo IFRS – Bento Gonçalves reconheceu dois trabalhos de alunos do município
Participação tem vagas limitadas para adultos e crianças, com inscrições exclusivas pelo site oficial