O Festiqueijo volta com força total. Depois de dois anos sem acontecer, o festival volta trazendo inúmeras novidades. A Capital Nacional do Futsal, terra do queijo e da faca, selecionou seus melhores ingredientes para a retomada presencial do seu maior evento. O melhor da gastronomia e dos vinhos, o sorriso no bem receber, o abraço que ficou guardado por dois anos, a música que traduz a alegria dos barbosenses, a diversidade cultural na formação da população local e, claro, muito queijo formam a receita da 31ª edição da festa que vai acontecer de 1º a 31 de julho, sempre de sextas a domingos, em Carlos Barbosa.
Algumas novidades foram apresentadas no lançamento realizado no dia 27 de abril, em Porto Alegre. No Teatro do Bourbon Country, aproximadamente 200 convidados, entre autoridades, jornalistas e influenciadores, conferiram os principais atrativos.
Para trazer à tona a pluralidade dos povos responsáveis pela formação da população de Carlos Barbosa, a diretoria criou a Vila das Etnias, que vai receber os visitantes na Rua Coberta, a poucos passos do Salão Paroquial – onde tradicionalmente acontece o Festiqueijo. A cultura das 12 etnias que tiveram participação na construção do território barbosense será apresentada por meio de casas típicas e apresentações dos mais variados gêneros. Um destaque especial será para as etnias italiana, alemã, suíça e polonesa, pela maior representatividade e pela condição histórica de berço da colonização no Rio Grande do Sul, no caso das duas últimas. Também serão reverenciadas as etnias indígenas, luso-brasileira, francesa, espanhola, austríaca, holandesa, ucraniana e africanas. “Com isso, queremos preservar vivas as tradições de nossos antepassados”, enfatiza o presidente do 31º Festiqueijo, Cláudio Chies. Já no clima da 31ª edição, quatro casais devidamente caracterizados com a vestimenta das principais etnias participaram do evento de lançamento na capital gaúcha, dando uma prova do que será apresentado durante o Festival.
Estreando no Festiqueijo, a Área Vip proporcionará maior conforto aos visitantes que desejam saborear os aromas e sabores do Festival em ambiente com espaço para sentar e curtir a programação. O projeto segue o exemplo de um mezanino com capacidade para cerca de 80 pessoas, que terão um serviço diferenciado, assim como uma ambientação temática. “Vamos ampliar o aconchego do Salão, criando mais uma opção que garantirá maior comodidade”, destaca Chies.
O convite para viver as experiências que o evento proporciona foi reforçado por Clovis Tramontina, vice-presidente do Festiqueijo, e pelo prefeito Everson Kirch. O lançamento contou com o prestígio da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, representando o Governo do Estado.
Os novos trajes das soberanas
Durante o lançamento foram apresentados os novos trajes das soberanas. As cores da marca turística de Carlos Barbosa foram a inspiração. A cor laranja, que faz alusão à ACBF, aparece no tafetá de seda do traje da Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes. Em modelagem ampla e com recorte ombro a ombro, o vestido também é composto por uma saia em renda rebordada em pedrarias, com o mesmo acabamento na parte superior do vestido. A renda e o zibeline, em dourado, remetem a faixa amarela da marca turística, que representa os queijos produzidos na cidade, principais atrativos do Festiqueijo. Já para o traje da Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori, em modelagem ampla com saia em zibeline e renda rebordada em tons de dourado, foi utilizado tafetá na cor ferrugem que representa o laranja e o marrom da marca turística e também uma forma de remeter lembrança à Estação Férrea do Parque da Estação.
Identidade visual
O cartaz oficial do evento foi apresentado pelo integrante da diretoria do Festiqueijo e Secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbosa, Fábio Rogério Basso. Segundo Basso, a intenção é trazer um novo olhar sobre o evento, depois de dois anos de espera para a maior festa de CarlosBarbosa. “Nesta edição, os festejos ganham sofisticação e a imagem de referência da campanha destaca o protagonista da festa: o queijo e suas variantes”, explicou. O Secretário ressaltou ainda que toda a campanha foi pensada em evidenciar os produtos nobres, as soberanas, que representam a hospitalidade do povo barbosense em bem receber, juntamente com a logomarca do Festiqueijo.
Marcas já confirmadas
Durante o lançamento também foram anunciadas nove queijarias e nove vinícolas já confirmadas para participar a 31ª edição. São elas: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijiaria Somacal, Casa Garcia, Casa Valduga, Vinícola Garibaldi, Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Vinícola Preducci, Vinícola Don Nanetto, Vinícola Vaccaro, Amitié Espumantes e Vinhos Finos. Também participarão Bebidas Sarandi, Café Onze e Estação do Pão.
Serão cinco finais de semana com muitas atrações e experiências, aromas e sabores que estão intimamente ligados à cultura regional. Acompanhando as mudanças no comportamento de consumo geradas pela pandemia, a diretoria vem maturando ideias para apresentar novidades que vão revitalizar o evento. O presidente do Festiqueijo 2022 destaca o envolvimento da comunidade e o desejo do reencontro. “O trabalho colaborativo já faz parte da história do Festiqueijo que atrai milhares de visitantes justamente pelas suas características regionais. Estamos todos ansiosos para nos reencontrar, rever e brindar com amigos. Temos certeza que será uma edição histórica, que marca a retomada da celebração das boas coisas da vida”.
Assim como nos anos anteriores, o Festival acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa reunindo queijarias e vinícolas que oferecem aos visitantes a degustação de dezenas de variedades de queijos, vinhos, espumantes e suco de uva, além de pratos típicos da culinária regional. Na programação, eventos paralelos estão sendo organizados para envolver ainda mais a comunidade, além de completar a experiência do turista. Em 2019, o público foi de quase 30 mil pessoas. Foram consumidos 12.600 kg de queijo, 33.600 garrafas de vinhos e espumantes e 4.948 kg entre polenta, espetinho, galeto e salsichão. A expectativa dos organizadores para este ano é que o Festival seja visitado por um público 20% superior ao da última edição.
Diretoria
Cláudio Chies – Presidente
Clovis Tramontina – Vice-presidente
Fabio Rogerio Basso – Diretor de Gestão Pública
Marcius Dal Bó – Diretor de Marketing e Planejamento
Lari José Audibert – Diretor de Infraestrutura
Roberto Bavaresco – Diretor de Suprimentos
Leda Elisabete Regla – Diretora Cultural
Claudia Atuatti Barsé – Diretora Financeira Contábil
Vanderlei Rodrigues Schneider – Diretor de Controladoria Pública
Angelita Morari Canal – Secretária
Senhorita Festiqueijo – Kelly Cristina Guedes
Dama de Companhia – Brenda Pagliarini Sartori
Por ConceitoCom
Fotos: Lynkon Mollossi
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.
Cerimônia marca o início das comemorações da Semana da Pátria no município.
Metas foram atingidas pelo esforço de todos os profissionais e também pelo engajamento da população.