Próximo passo é aguardar o reconhecimento Federal.
O município de Carlos Barbosa vem sofrendo baixa incidência pluviométrica desde 2020, porém, a situação começou a se agravar em Novembro de 2021. Desde 04 de janeiro deste ano, a Administração Municipal recebeu diversas solicitações para entrega de água potável e não potável, principalmente nas propriedades do interior do município, devido ao esgotamento hídrico de poços e falta de chuva.
A Emater de Carlos Barbosa realizou um levantamento nas principais culturas agrícolas da cidade e destacou a perda do milho grão, milho silagem e viticultura. Com as perdas na silagem, a pecuária também foi afetada e a falta de água também provocou a dessedentação de bovinos e aves.
Segundo dados das Secretarias Municipais da Agricultura e da Assistência Social e Habitação, o poço artesiano da Associação da comunidade de São Rafael, que atende 11 famílias, também apresentou esgotamento hídrico de água potável para consumo.
A Defesa Civil Municipal realizou um levantamento de cerca de 300 pessoas afetadas.
Com todos estes eventos adversos, o município decretou situação de emergência através do Decreto nº 3.838/2022 de 14 de janeiro de 2022. Os dados foram registrados no Sistema Integrado de Informações sobre desastres (S2ID) do Estado, onde foi solicitado o reconhecimento de situação de emergência ao Governo Estadual.
Nesta terça-feira, 25, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do RS a homologação da situação de emergência de Carlos Barbosa. Com isso, os pequenos e médios produtores poderão renegociar dívidas no Pronaf e Proagro, garantir dispensa de obrigações financeiras e também solicitar novos financiamentos como incentivo à produção agrícola, pois a situação deve permanecer até Agosto ou Setembro deste ano.
A Administração Municipal agora fará o encaminhamento da situação de emergência para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério do Desenvolvimento Regional para reconhecimento Federal.
Seguimos alertando a população para o uso racional da água pois o impacto gerado é grande, resultando em danos materiais e prejuízos sociais e econômicos.
Por Assessoria de Imprensa
População deve ficar atenta aos horários diferenciados dos serviços municipais
Cerimônia marcou a conclusão dos 9º anos e reuniu estudantes, famílias e comunidade escolar no CEIT
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Evento promovido pela Secretaria de Assistência Social conta com missa, almoço, música e ação solidária
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Encontro está marcado para 26 de fevereiro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Provas serão realizadas no dia 31 de dezembro, reunindo competidores adultos e infantis, com premiações