Desde abril de 2025, a Administração Municipal designou profissional de Psicologia para gestão e atendimento humanizado.
Em um trabalho inovador visando a saúde do servidor público, a Administração Municipal criou em abril deste ano a Assessoria Especial de Desempenho e Saúde do Servidor, ligado ao setor de RH e pasta da Administração, para promover ações com foco no bem-estar e na melhoria do ambiente de trabalho. O trabalho é desenvolvido pela psicóloga Gisele Guerra.
Gisele atuou anteriormente no município como Secretária da Assistência Social e Habitação entre os anos de 2021 e 2024. Formada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e com especialização em Gestalt Terapia na Violet Oaklander Institute em Santa Barbara (CA/EUA), agora, integra diretamente a estrutura administrativa como responsável por um serviço essencial na gestão humanizada.
Entre suas atribuições estão o atendimento pontual de servidores, a mediação de conflitos interpessoais, a realocação funcional em casos específicos e o apoio em processos de readaptação. Também faz parte de sua atuação o acompanhamento de licenças para tratamento de saúde, com monitoramento da evolução dos casos, bem como o contato com os servidores afastados e a análise conjunta de situações envolvendo aposentadorias e retorno ao trabalho.
Os atendimentos acontecem tanto por procura espontânea quanto por encaminhamentos feitos por secretarias ou setores da Administração. Já neste período de atuação foram organizados grupos por setor para sugestões de melhoria nas relações interpessoais e escuta coletiva sobre o ambiente de trabalho. O serviço também colabora com o setor de Recursos Humanos na condução de concursos, processos seletivos e no acompanhamento do estágio probatório, por meio da aplicação do Programa de Atendimento Sociofuncional, e a supervisão em casos que envolvam doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho.
Além do atendimento direto, a profissional desenvolve um projeto preventivo e educativo, com o envio semanal de orientações e reflexões sobre temas relacionados ao equilíbrio no ambiente institucional e ao cuidado com a saúde, por meio de um canal interno de comunicação.
Conforme Gisele, a atuação como psicologa nessa área busca contribuir para que os servidores se sintam amparados e valorizados também em suas vivências dentro do ambiente de trabalho. “Mais do que acolher e orientar, a atuação nessa área promove saúde mental, fortalece vínculos e previne adoecimentos, oferecendo suporte em situações de estresse, perdas e outros desafios emocionais”, destaca. Para ela, valorizar o servidor enquanto ser humano impacta diretamente na produtividade, no clima organizacional e na forma como a população é atendida. “Por trás de atendimentos e serviços, por mais simples que sejam, existe um servidor que precisa ser cuidado, ter relações saudáveis, equilíbrio e serenidade”, resume.
A Administração Municipal considera que a presença dessa função na estrutura pública é um passo importante para a qualificação das relações institucionais e para a valorização dos profissionais que atuam diariamente em contato com a comunidade barbosense.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Helen C. B. Carniel
Avaliação envolveu 1.720 estudantes e destacou avanços no aprendizado
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Nova data se estende até 31 de dezembro de 2026. Porém, espaços situadas em um raio de 500 metros da Prefeitura deverão ser concluídos até julho de 2026
Os familiares ou responsáveis devem realizar agendamento prévio e apresentar documentação completa para efetivar a matrícula
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Obra chega a 30% de execução e segue com previsão de entrega dentro do cronograma