A Universidade de Caxias do Sul apresentou, no dia 30 de janeiro, o diagnóstico ambiental.
No dia 30 de janeiro, a equipe técnica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) apresentou para o comitê gestor, o diagnóstico socioambiental e a proposta de minuta de lei. Esse diagnóstico tem como objetivo definir as Áreas de Preservação Permanente (APP’s) de cursos d'água naturais em áreas urbanas consolidadas, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 14.285/2021.
Áreas de preservação permanente são locais que devem ser preservados conforme Código Florestal, Lei Federal nº 12.651/2012. As margens dos cursos d'água e nascentes, banhados, áreas muito íngremes são exemplos de locais que possuem essa preservação prevista em lei. Nestes locais, não é permitida nenhuma intervenção sem autorização do órgão ambiental.
O processo teve início com capacitações junto ao comitê gestor e ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM), seguido por levantamentos de cursos hídricos em campo, elaboração do diagnóstico preliminar com o mapeamento dos cursos d'água e a demarcação da área urbana consolidada, análise multicritério e criação de cenários.
A próxima etapa consiste na apresentação do projeto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, Legislativo Municipal e demais partes interessadas, para a deliberação destas instâncias. Essa apresentação está agendada para ocorrer em 7 de fevereiro.
Por Assessoria de Imprensa
Foto: Secretaria do Meio Ambiente
Novo espaço no Bairro Triângulo promoverá esporte, lazer e convivência com estrutura moderna.
Nesta semana, 161 estudantes participaram da cerimônia de formatura por concluírem o programa.
Confira as datas das próximas parcelas e formas de pagamento disponíveis para não ficar em débito com o município.
Novos espaços e reformas garantem maior conforto e acessibilidade para a comunidade escolar.
Celebração dos costumes e da cultura rural integra a programação do FestiQueijo com provas e desfile temáticos.
Benefício pode ser integral ou parcial, conforme avaliação socioeconômica e disponibilidade anual de atendimentos.
Salas, copa e vestiários contam com espaços renovados, novas intervenções em banheiros e na fachada estão sendo executadas.
Projeto visa melhorar o escoamento da água da chuva e preparar região para futuras ampliações urbanas.