Na manhã desta sexta-feira, 12, no Auditório do Centro de Saúde ocorreu a abertura oficial da 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema principal “Democracia e Saúde”, a mesma têm sua relevância reconhecida para o fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS e construção de diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população, devendo contribuir para a elaboração de políticas de saúde dos municípios, estados e país.
Durante a abertura da 9ª edição, a Secretária Municipal da Saúde, Letícia Lusani explanou que dentre os itens discutidos na 8ª Conferência de Saúde, realizada no Município em maio de 2017, foram implantados com recursos municipais, a Clínica da Visão, a Clínica das Especialidades e o novo ambiente para o CEMAPS. Letícia ainda comentou: “Desejamos hoje, enquanto gestão, que possamos discutir os problemas macros relacionados ao governo estadual e federal e levá-los com muita veemência para a Conferência Estadual de Saúde. São assuntos graves e demanda muita responsabilidade em nosso debate”, finalizou.
No pronunciamento do Vice-Prefeito Beto Da-Fré, falou sobre as crises que enfrentamos na sociedade, tanto a crise na área da saúde quanto a crise moral. Ao final de sua fala, desejou a todos um bom dia de aprendizado, de conclusões e reivindicações, e que este momento seja um começo de ideais, com pensamentos para iniciar as soluções futuras e que consigam passar o aprendizado às pessoas que dependem ou se consultam em nosso Município, levando um pouco de alegria para elas.
Após os pronunciamentos, foi dado início ao Painel central: “Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, com a participação do Coordenador Geral, da Secretaria Municipal da Saúde, Elton Mateus Vaz Lima. À tarde, está programado a realização de grupos de trabalho e a Plenária final, com apresentação e votação das propostas e eleição dos Delegados para a etapa estadual.
Texto: Daiane Altíssimo
Fotos: Felipe Ferla
Escolas e entidades do município seguirão novo trajeto pela Rua Rio Branco; Veja alterações no trânsito.
Iniciativa reforça a importância do cuidado contínuo diante do tumor maligno de maior incidência no país.
Devido à mudança para o novo local, serviços de regulação estarão indisponíveis na quinta-feira, 28, retornando ao normal no dia seguinte.
Alunos do Ensino Médio e de variados cursos de graduação podem efetuar a inscrição até o dia 12/09.
Evento musical inicia às 19h na sede do CTG Trilha Serrana.
Estudantes das escolas do município tiveram a oportunidade de levar seus experimentos aos visitantes.
Falta de comprovação, até 29 de agosto, resultará na exclusão da participação.
Medida foi necessária diante da identificação de dados inconsistentes na primeira etapa de votação.