A Administração Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Arte (Proarte), em colaboração com o Conselho de Cultura de Carlos Barbosa (Concult), promoverá no dia 26 de outubro, a partir das 18h30, a Conferência Municipal de Cultura 2023. O evento será realizado na sala do Palco da Estação, centro da cidade.
Alinhada às orientações do Ministério da Cultura, a conferência pretende promover o debate sobre o tema 'Democracia e Direito à Cultura'. Ao término do encontro, serão eleitos delegados que representarão o município na 6ª Conferência Estadual de Cultura, que está prevista para acontecer no futuro.
Veja a programação da Conferência Municipal de Cultura
O evento seguirá etapas bem definidas, incluindo abertura e aprovação do Regimento Interno, palestras e painéis sobre o tema e os eixos, além de grupos de trabalho por eixo e uma plenária final para deliberações.
Os participantes terão a oportunidade de aprofundar as discussões sobre os eixos por meio de palestras e painéis. Cada eixo será discutido em grupos de trabalho, nos quais serão elaboradas propostas de deliberação, considerando o município, o estado e a União.
Os seis eixos principais, serão:
• Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
• Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
• Identidade, Patrimônio e Memória;
• Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
• Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
• Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
A Plenária Final será o momento de discussão e deliberação das propostas, moções e eleição da delegação que participará da Conferência Estadual. A representatividade dos delegados(as) eleitos(as) será paritária, garantindo 50% de representantes da sociedade civil e 50% de representantes do governo local.
Os resultados da Conferência Municipal de Cultura serão encaminhados para a Comissão Organizadora Estadual, contribuindo para a elaboração de políticas culturais mais inclusivas e democráticas.
As conferências municipais, estaduais e nacionais de cultura são importantes espaços de participação e diálogo entre os diversos profissionais envolvidos na construção e implementação de políticas culturais, visando discutir estratégias e diretrizes para o setor cultural, promovendo a democratização e a valorização da cultura em suas mais diversas formas.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Reprodução
Iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância social e econômica dos tributos e promover a transparência na gestão pública
Coleções lúdicas foram entregues às instituições municipais de ensino
Ferramenta interativa permite acompanhar, em tempo real, todas as obras realizadas no município desde 2019
Evento será realizado no dia 29 de outubro, no CTG Trilha Serrana, com participação do palestrante Marco Cassel
Banca de Trocas da Biblioteca Municipal, estandes de comercialização de livros e outras atrações seguem movimentando a Feira
O evento ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de outubro, às 20h, no CEIT, com entrada franca
As obras facilitam o acesso às comunidades com melhores condições de trafegabilidade
Premiação foi realizada em meio à 33ª Feira do Livro