Carlos Barbosa receberá no dia 23 de agosto, às 13h30, a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria. Na data, como de costume, a centelha será conduzida por atletas da Associação Barbosense de Atletismo – ABA, desde o pórtico de entrada do Município até a Rua Coberta, local em que ocorrerá a solenidade do evento.
Logo após a cerimônia, o Fogo Simbólico será guiado pela Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa até a sua sede, onde permanecerá até o dia 1º de setembro, sendo que no dia seguinte, o Fogo será levado às escolas que participarão das horas cívicas, marcando assim, a programação da Semana da Pátria 2019.
Todos os anos são escolhidos pela Liga da Defesa do Rio Grande do Sul – LDN/RS, dois temas, Nacional e Regional, para a Centelha do Fogo, os quais evidenciam ou homenageiam um cunho social, quer seja um símbolo, uma instituição ou um fato da História.
Sendo assim, o tema Nacional deste ano é a Bandeira do Brasil, visto que é o maior símbolo da Pátria. Ela representa a História de um povo, de uma civilização que se formou e se impôs entre as demais nações, se impôs por suas características, por seus feitos e pela trajetória que percorreu e percorre ainda hoje. Além disso, a Bandeira Nacional Brasileira vai completar, em 2022, 200 anos representando a Pátria.
Já o tema Regional, é o Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osorio. O Parque Osorio, como é conhecido, é uma instalação administrada pelo Exército Brasileiro, localizada entre os municípios de Tramandaí e Osorio, no Litoral Norte do Estado. Ele foi criado em homenagem e para conter o acervo histórico de um dos maiores soldados que o Brasil já teve, o Marechal Manoel Luís Osorio.
Para mais informações contatem a Secretaria Municipal da Educação, pelo fone 3433-2966.
Texto e fotos: Daiane Altíssimo
Ação incentiva o descarte consciente de materiais que podem se tornar focos do mosquito Aedes aegypti.
Levantamento realizado em conferência aberta no mês de junho trouxe medidas voltadas às principais necessidades no atendimento a população.
Competição contará com oito equipes na disputa pelo título.
Encontro com representantes do Poder Público, empresa, integrantes da comunidade, convidados e imprensa aconteceu nesta tarde.
Encontro está marcado para 11 de setembro
Projetos desenvolvidos ao longo do semestre letivo serão apresentados em mostras científicas escolares.
Dia 19 de julho, sábado, terá atendimento especial em horário alternativo.
Competição mostra a união, confraternização e o belo espetáculo das etnias.