Na segunda-feira (21), foi realizada uma nova reunião entre a Administração Municipal e demais envolvidos para dar seguimento no projeto de requalificação do prédio da antiga Prefeitura/Câmara de Vereadores, que será transformado no Centro Cultural Proarte.
O encontro é preliminar ao encaminhamento do projeto para pleitear recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Um dos principais pontos da reunião foi sobre a adequação do orçamento utilizado como referência para o edital que selecionou uma empresa para realizar o processo.
“Trata-se de um projeto de alto padrão e algumas particularidades, como uma grande estrutura metálica para melhor aproveitamento do terreno e dotar o prédio de elevador, entre outros materiais e equipamentos e recebemos um orçamento de cinco milhões e setecentos mil reais, que já passou por readequação” explica Eliseu Demari, diretor-presidente da Fundação de Cultura e Arte – Proarte. “No momento estamos com um orçamento de quatro milhões e meio, mas ainda encaminharemos mais uma rodada de negociações para baratear a obra, seja diminuindo o prazo de execução ou até mesmo ajustando o projeto, algo que é de vontade de todos os envolvidos, especialmente do prefeito Everson Kirch.”
Desativado há seis anos, o prédio deve servir para minimizar um deficit de espaços culturais públicos, colocando-se à disposição da comunidade para várias iniciativas como ensaios de grupos musicais e teatrais, exposições dos mais variados segmentos e pequenas apresentações.
O diretor-presidente da Proarte acrescenta que a obra não demanda recursos da Administração Municipal – nos moldes como ocorre com a obra de revitalização da Estação Férrea – e não impacta em detrimento de áreas como saúde e educação, visto que a Lei Rouanet “reserva” exclusivamente para o setor da cultura patrocínios provenientes do abatimento de Imposto de Renda. Ele destaca que o prédio direcionado para o Centro Cultural Proarte tem importante papel histórico para Carlos Barbosa e merece ser preservado para seguir servindo à comunidade: “Ele tem uma história e a história de muitas pessoas que passaram por lá. Foi a primeira Prefeitura e antes disso servia de Subprefeitura. Foi nosso primeiro Fórum, serviu à Câmara de Vereadores, então é hora de darmos uma nova utilidade a ele. Faremos o possível para que a obra ande da melhor forma possível.”
Nas próximas semanas, o orçamento final da obra será disponibilizado à comunidade.
O que é a Lei Rouanet?
A Lei Rouanet, também conhecida como Lei Federal de Incentivo à Cultura, n. 8313, de 23 de dezembro de 1991, é um dispositivo criado pelo governo para promover, proteger e valorizar as expressões culturais nacionais.
Por meio de incentivo fiscal, o governo estimula empresas e pessoas físicas a apoiarem o setor cultural. Parte do dinheiro que iria para o Imposto de Renda pode ser usado para patrocinar os eventos que recebem a chancela da Lei Rouanet.
Não há repasse direto de dinheiro do governo para o produtor cultural. Os recursos são buscados na iniciativa privada, que apoia o projeto em troca do benefício fiscal. O incentivo pode ser feito por doação ou por patrocínio, com ou sem publicidade de quem investiu o dinheiro.
Saiba mais sobre a Lei de Incentivo à Cultura aqui.
Por Assessoria de Imprensa
Arte: Reprodução
Atividade começa no dia 10 de novembro, com encontros nas três ciclovias da cidade
Novas instalações ficam na esquina das rua Buarque de Macedo e Monte Castelo
Programação aconteceria em outubro, mas foi adiada devido ao mau tempo
Vias públicas que apresentavam imperfeições passam por intervenções para melhorar as condições de tráfego
Ação conjunta entre COMDIM e Secretaria de Assistência Social destaca importância da prevenção e denúncia
Colégio Santa Rosa solicitou interdição temporária pelas comemorações de 105 anos da instituição
Aumento das temperaturas e chuvas exige atenção redobrada com recipientes que possam acumular água no local
Decisão aconteceu dentro de Audiência Pública realizada nas dependências da escola