Nesta quarta-feira, 04, o Município de Carlos Barbosa foi, pela primeira vez, premiado a nível Nacional na área da Saúde. O evento de premiação ocorreu em Brasília (DF), durante a abertura da 16ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).
Ao todo, o Ministério da Saúde premiou 15 municípios que apresentaram indicadores favoráveis nos sistemas de informação nacionais relacionados à vigilância de saúde, no período entre 2015 e 2017. Foram também consideradas as cidades que aderiram ao Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, de acordo com o porte populacional e macrorregião.
Carlos Barbosa, é o único município do Rio Grande do Sul a receber o troféu, chamado Lupa Dourada. Os critérios para a seleção dos municípios, foram instituídos através da Portaria nº 44, de 13 de novembro de 2019, do Diário Oficial da União. E alguns dos indicadores buscavam a redução dos casos de sífilis em crianças menores de 1 ano e o aumento da cura de casos de tuberculose.
Confira a lista dos 15 municípios:
Carlos Barbosa (RS)
Brusque (SC)
Mondaí (SC)
Bragança Paulista (SP)
Campos do Jordão (SP)
Corumbá (MS)
Paraíso das Águas (MS)
Presidente Olegário (MG)
Nova Mutum (MT)
Ariquemes (RO)
Governador Jorge Teixeira (RO)
São Miguel do Guaporé (RO)
Campina Grande (PB)
Gurjão (PB)
Parambu (CE)
Texto: Jaqueline Camillo
Foto: Divulgação Ministério da Saúde
Avaliação envolveu 1.720 estudantes e destacou avanços no aprendizado
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Nova data se estende até 31 de dezembro de 2026. Porém, espaços situadas em um raio de 500 metros da Prefeitura deverão ser concluídos até julho de 2026
Os familiares ou responsáveis devem realizar agendamento prévio e apresentar documentação completa para efetivar a matrícula
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Obra chega a 30% de execução e segue com previsão de entrega dentro do cronograma