Desta vez, a EMEF de Turno Integral Santa Luzia foi designada para
receber o projeto-piloto de instalação de um Biodigestor Anaeróbio.
A Administração Municipal realizou em dezembro de 2021, uma licitação para compra de um Biodigestor Anaeróbio, orçado em R$ 13.300,00, que foi alocado na EMEF de Turno Integral Santa Luzia, localizada em Santa Luiza. A empresa vencedora da licitação foi Aquicultura GC LTDA, de Lajeado/RS, representada pelo Sr. Carlos Emílio.
A instalação iniciou nesta sexta-feira, 18, a partir das 8h. A secretária Eliani Inês Lanzarini, a equipe docente da EMEFTI Santa Luzia, a Vice-Prefeita Bea, o Engenheiro Agrônomo da EMATER local José Vicente Gabina Gabryszeswski e o representante da empresa vencedora da licitação Carlos Emílio, estiveram presentes.
O Biodigestor Anaeróbio é uma central tecnológica que acelera o processo de decomposição da matéria orgânica, transformando os resíduos orgânicos em biogás e fertilizante. O equipamento possui a capacidade de digestão de, no mínimo, quatro quilogramas de resíduos orgânicos por dia, sem a necessidade de trituração e é composto por um tanque digestor e tanque de gás, sendo o tanque de gás com capacidade para 500 a 1000 litros, contendo filtro de carvão ativado para purificação do biogás.
Além disto, possui um sistema que possibilita a liberação automática de biogás (válvula de alívio), contendo fogão de bancada adaptado para o uso de biogás como combustível com, no mínimo, uma boca. O sistema é autônomo, com capacidade de transportar o biogás do tanque para o fogão sem a necessidade de uso de energia elétrica.
O equipamento possibilitará uma geração diária de, pelo menos, quatro litros de biofertilizante natural. O Biodigestor e reservatório são completamente vedados, eliminando qualquer risco de explosão e foi devidamente instalado, com treinamento incluso para uso.
Lembrando que, a instalação deste equipamento trata-se de um projeto-piloto, com tendência a ser expandido para outras escolas do município.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Sandro Darsie
Data limite foi no último sábado (26) e a próxima fase será de análise documental e divulgação da pontuação dos inscritos.
Quatorze candidatas disputarão os títulos de Senhorita e Dama de Companhia do festival.
Prazo para inscrições vai até o dia 8 de agosto
Mais de 34 mil pessoas passaram pelo festival gastronômico durante os cinco finais de semana de rica programação.
Equipe técnica aprofundou conhecimentos sobre legislação e práticas voltadas ao planejamento urbano.
O veículo, uma picape Frontier Attack 4x4, está personalizado e preparado para atuação operacional.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto da rede municipal quanto estadual, devem regularizar seu cadastro para receber o documento e utilizar o serviço.
Treinamento gratuito será no dia 27 de agosto e orienta produtores sobre a emissão digital obrigatória que substitui o talão de papel.