Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
Assistência Social e Habitação 13 de Agosto de 2025 às 11:30

Agosto Lilás: Peça teatral aborda o combate à violência contra a mulher

Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, o teatro “Precisamos conversar: a violência precisa cessar” será apresentado no CEIT.


A Secretaria de Assistência Social e Habitação promoverá, no dia 28 de agosto, às 19h15, no Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT), a peça teatral Precisamos conversar: a violência precisa cessar, em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização à violência contra a mulher. A iniciativa tem como objetivo informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do combate à violência doméstica. Neste mês, também completam-se 19 anos desde a sanção da Lei Maria da Penha, em vigor desde 7 de agosto de 2006.

A peça busca estimular o diálogo e a reflexão sobre comportamentos abusivos, utilizando o teatro como ferramenta de conscientização. Será abordado, de forma sensível e impactante, os desafios enfrentados por quem vive essa realidade. O objetivo é promover a empatia, incentivar denúncias e reforçar a importância da rede de apoio às vítimas.

Através da linguagem teatral, o evento evidenciará as diversas formas de violência, dando visibilidade à realidade vivida por muitas mulheres e informando sobre os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, além de incentivar a empatia, a escuta e o acolhimento. A proposta reforça que a violência não pode ser silenciada e que um passo essencial para combatê-la é falar sobre ela.

A Secretária, Samara Grasiela Malabarba Christ, destaca: “A campanha Agosto Lilás é fundamental para a conscientização sobre a violência contra a mulher, divulgando os diferentes tipos de agressão e incentivando a denúncia por meio de canais como o Disque 180. Ela reforça a importância da Lei Maria da Penha, mobiliza políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e promove ações educativas que visam construir uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres”.

A entrada para a peça é gratuita, porém, os ingressos devem ser retirados no CREAS, localizado na Rua Ampélio Carlotto, nº 74, Bairro Centro. Serão disponibilizados 200 ingressos, devido a capacidade do local.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Assistência Social e Habitação pelos telefones (54) 3433-2903 e 2900.


Por Assessoria de Imprensa
Arte: Sandro Darsie

Leia outras
Notícias

Conteúdo Rodapé