No último sábado (16), a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e com o apoio do Lions, realizaram uma ação de conscientização sobre a importância dos testes rápidos (HbsAg, Sífilis, HCV, HIV), bem como a medição da glicemia e da pressão arterial. O encontro também contou com a presença de uma farmacêutica disponível para esclarecer dúvidas sobre o uso correto de medicamentos.
Paralelamente a essas atividades, aconteceu uma roda de conversa com psicólogas, que conduziram sessões de Yoga e ofereceram orientações. Além disso, foram expostos trabalhos manuais realizados pelos usuários do serviço CEMAPS, valorizando suas habilidades e talentos.
A Secretária Municipal da Saúde, Lisiane Debona disse que a ação foi positiva: “Gostaria de expressar nossa profunda gratidão especialmente à equipe da saúde, que dedicou seu tempo desde as primeiras horas da manhã para organizar o local e atender às pessoas presentes. Conseguimos atender um grande número de participantes, realizando dezenas de testes de glicemia, verificações de pressão arterial e dezenas de testes rápidos.”
Lisiane também avisa para quem não pôde comparecer no último sábado, que os mesmos serviços estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde de forma gratuita e o processo não demanda muito tempo. Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer orientações sempre que necessário.
Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Sandro Darsie
Encontro pretende reunir comunidade e profissionais da área para debater melhorias e diretrizes para o SUS em Carlos Barbosa.
Tradicional prova solidária inicia às 9h. A meta para 2025 é alcançar 15 mil inscritos e arrecadar 175 toneladas de alimentos.
Galeria, com 2,3 metros de altura e largura, deverá ter maior capacidade para o escoamento.
Empresas interessadas podem se cadastrar até 7 de maio para a ação de 2025.
Melhoria garante mais conforto durante eventos e proteção contra variações climáticas.
Evento do dia 1º de maio terá gastronomia e shows musicais a partir das 14h no centro da cidade.
Palestras seguem até julho, abordando temas sobre cidadania e direitos humanos.
Tênis de Mesa e Atletismo foram os esportes dessa primeira etapa.