A visita do cônsul-geral da Itália a Carlos Barbosa fortaleceu pessoas e associações que levam adiante iniciativas voltadas à cultura italiana. Entre a sexta-feira, 14, e o sábado, 15, Valerio Caruso participou de uma série de atividades na cidade e no interior.
Na sexta-feira, o cônsul-geral lotado em Porto Alegre acompanhou a instalação de serviços consulares junto ao espaço do Telecentro e Biblioteca Infantil, onde recebeu uma bandeja alusiva aos 25 anos da Fundação de Cultura e Arte – Proarte.
Em seguida, foi recepcionado pelo prefeito Everson Kirch e vice-prefeita Beatriz Martin Bianco no Centro Administrativo Municipal Armando Gusso.
A programação da sexta seguiu com visita a locais como o Centro Municipal de Eventos, ACI e fábricas da Tramontina. À noite, Caruso foi saudado com apresentação do coral Nostri Ricordi na Vila das Etnias e conheceu o Festiqueijo.
Na manhã do sábado, o cônsul-geral participou de reunião do Comites-RS, no Centro Educacional Ivo Tramontina e rumou para o distrito do Cinco da Boa Vista onde se deu o ponto alto da visita organizada pela associação Recanto Bergamasco e Comites-RS, com apoio da Administração Municipal por meio da Proarte.
A capela São João da Cruz recebeu prefeitos da região, vereadores, autoridades eclesiásticas e lideranças de associações italianas para uma solenidade de reconhecimento da colonização de imigrantes italianos provenientes da região da Lombarda. O dialeto bergamasco, característico da localidade, foi marcante em canções e declamações realizadas por alunos da escola municipal Salvador Bordini. Escritores e pesquisadores locais foram homenageados e houve a entrega oficial da denominação das vias distritais Lombardia, Bergamo, Cremona, Trigolo, Caravaggio, Cividate al Piano, Soresina, Treviglio, Francese, Fontanella, Vicenza, Monte Grappa, Romano di Lombardia, Nove, Polengo, Borgo San Giacomo e Romanengo.
O cônsul-geral Valerio Caruso manifestou-se dando conta da alegria e emoção em conhecer e testemunhar diversas ações em favor das tradições italianas. Moradora da comunidade Claci Lussani e a secretária de Educação, Eliani Inês Lanzarini, leram um histórico da capela que é um marco histórico da comunidade bergamasca do Cinco da Boa Vista. Também se pronunciaram Valdecir Ferrari, organizador do evento e integrante do Comites-RS; Cristina Mioranza, presidente do Comites-RS; bispo diocesano dom José Gislon; diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari; e prefeito Everson Kirch.
Após apresentação do Grupo Novitta, de Veranópolis, e antes de almoço de confraternização no salão comunitário, o bispo emérito Alessandro Ruffinoni, bergamasco de nascimento, abençoou uma placa alusiva à imigração lombarda no Cinco.
Local passa a oferecer novas opções de lazer, práticas esportivas e bem-estar à população integrando atividades com a natureza
Quatro caminhões, dois utilitários e uma minivan irão garantir o suporte às demandas do município
Decoração temática, shows, apresentações e muito mais, seguem durante o mês de dezembro
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Secretaria da Agricultura divulga orientações e oferece suporte na transição para a NF-e
Série informativa destaca as principais ações da gestão pública durante este ano
Evento tem a participação do SAMU e dos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa