A Vila das Etnias segue encantando barbosenses e visitantes na Rua Coberta. Evento inédito paralelo ao Festiqueijo, o complexo de casas típicas dos principais povos formadores de Carlos Barbosa tem atrações permanentes e apresentações de hora em hora, tudo com acesso gratuito.
No final de semana passado, milhares de pessoas circularam entre os grupos representativos das várias etnias integrantes da Vila. Enquanto o público local identificou-se com os conteúdos expostos, turistas puderam conhecer a diversidade que faz de Carlos Barbosa um dos municípios de maior desenvolvimento e qualidade de vida do país.
Neste terceiro fim de semana festivo por conta do Festiqueijo, a Vila das Etnias segue com apresentações de música e dança no palco, além de proporcionar palestras, oficinas e oferta de produtos típicos (veja programação completa abaixo).
A Vila das Etnias é uma iniciativa do departamento cultural do Festiqueijo em parceria com a administração municipal, contando com voluntários na produção das casas e na realização dos conteúdos culturais que formam a programação.
Vila das Etnias – Programação do 3º fim de semana
– Sexta-feira, 15/07
15h – Oficina para crianças – Casa Italiana/Trevisani
17h – Exibição de audiovisual – Casa Italiana/Trevisani
19h – CTG Trilha Serrana (Carlos Barbosa) – Palco
– Sábado, 16/07
11h – Momento de oração em bergamasco – Casa Italiana/Bergamaschi
14h – Banda do CEC (Carlos Barbosa) – Palco
15h – Palestra com o historiador Felipe Kuhn Braun – Casa Alemã
16h – Coral Carlos Barbosa de Cultura e Arte – Palco
17h – Histórico de bebidas típicas – Casa Polonesa
19h – Zo Garrafon (Garibaldi) – Palco
– Domingo, 17/07
11h – Tischkegel (Bolão de mesa) – Casa Alemã
13h – Exibição de audiovisual – Casa Italiana/Trevisani
14h – Vanti in Drio (Carlos Barbosa) – Palco
15h – Palestra sobre a imigração com André Hamerski – Casa Polonesa
16h – Grupo de Danças Alemãs Kappesberg (Salvador do Sul) – Palco
Salas, copa e vestiários contam com espaços renovados, novas intervenções em banheiros e na fachada estão sendo executadas.
Projeto visa melhorar o escoamento da água da chuva e preparar região para futuras ampliações urbanas.
Desde abril de 2025, a Administração Municipal designou profissional de Psicologia para gestão e atendimento humanizado.
Veículos, equipamentos e mobiliário estão entre os itens disponíveis.
Evento paralelo ao festival reuniu atletas de todas as idades em provas que incentivaram a saúde e o esporte.
Pavimentação asfáltica e readequação da rede de drenagem somam mais de R$ 1 milhão em investimentos com recursos próprios do Município.
Secretaria traz orientações para inscritos, e informa sobre interrupções parciais de trânsito.
Os veículos já entregues são picapes Fiat Strada com ótima capacidade de carga e serão direcionadas para várias secretarias.